A Diocese de Colatina promoveu, na noite desta terça-feira (24/8), uma live com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O assunto foi conduzido pelo padre italiano Olindo Furlanetto que está percorrendo as diversas instâncias diocesanas justamente com o intuito de tornar a “sinodalidade” um termo mais fácil de se compreender e viver.
O apelo para a vivência da sinoldalidade vem do Papa Francisco que deseja uma Igreja mais sinodal, ou seja, de participação e escuta. Assim será o próximo Sínodo dos Bispos cujo processo contará com a colaboração de leigos, sacerdotes, missionários e consagrados. A abertura oficial será em outubro deste ano.
“O padre Olindo tem contribuído muito em nossa diocese. Nossa ideia é contar com a participação de toda a realidade eclesial nesse processo de sinodalidade. A live mostrou que estamos no caminho certo: as pessoas estão se envolvendo cada vez mais”, comemorou o coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Marinaldo Serafim.
“O engajamento das pessoas vem confirmar a necessidade de se pensar uma Igreja mais sensível, capaz de escutar; uma Igreja onde a missão seja de fato uma experiência a partir da fé em Jesus Cristo e não uma mera expressão de algo que se encontra fechado em seu mundo”, explicou. Além de padre Olindo e do padre Marinaldo, a live contou com a participação de dois representantes do Conselho Diocesano de Leigos: José Benezolli e João Guedes.
Sinodalidade: é hora de se familiarizar com essa palavra!
A sinodalidade quer dar à Igreja uma atitude ainda maior de escuta, de sensibilidade, de missão e compromisso com o mundo, com a sociedade e também com seus fiéis. Sinodalidade quer dizer ainda participação e comunhão de todas as pessoas que fazem de Jesus Cristo o seu projeto de vida.