“A crisma não é só ponto de chegada, mas ponto de partida. Agora, é preciso seguir neste testemunho”, palavras do bispo diocesano de Colatina (ES), Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, aos crismandos da Paróquia Santa Clara de Assis, no último sábado (2/12).
“Jovens, façam barulho, incomodem, nos ajudem a viver melhor o Evangelho”, pede Dom Lauro aos crismandos
Colatina (ES) – “Queridos crismandos, hoje vocês recebem por excelência o sacramento do Espírito Santo. Configurados a Jesus, vocês são convidados a testemunhar neste mundo a esperança cristã, o Reino de Deus, o Evangelho da misericórdia que Jesus pregou, que Jesus testemunhou”. Foi com essa motivação que o bispo diocesano de Colatina (ES), Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, ministrou o Sacramento do Crisma para um grupo de 34 crismandos da Paróquia Santa Clara de Assis, no último sábado (2/12).
A Celebração Eucarística realizou-se na Comunidade Nossa Senhora da Saúde, de Baunilha, às 18 horas, e contou com a presença de toda a comunidade paroquial. O pároco, Frei Pedro de Oliveira Rodrigues e o vigário paroquial, Frei Augusto Luiz Gabriel, estiveram presentes na celebração como concelebrantes.
Logo no início da celebração, Dom Lauro manifestou a alegria de estar presente pela primeira vez na Igreja dedicada à Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Diocese, que neste ano completou 110 anos. Primeira vez, pois, Dom Lauro foi ordenado bispo de Colatina em fevereiro de 2022, e sua missão junto a esta porção do povo de Deus reúne 17 municípios, 31 paróquias de 710 comunidades do norte e noroeste do Espírito Santo.
Após a proclamação do Evangelho (Jo 15,18-21.26-27), o pároco apresentou os jovens ao bispo e a toda comunidade presente. Durante a catequese, eles foram acompanhados por seus catequistas em três comunidades da Paróquia: Comunidade São Vicente, Comunidade Nossa Senhora da Saúde e Comunidade São João Batista.
“Hoje é dia de alegria e de festa para a Paróquia Santa Clara, especialmente para estas três comunidades. Hoje vocês completam a iniciação cristã. Não é só ponto de chegada, mas ponto de partida. Agora, é preciso seguir neste testemunho”, disse Dom Lauro no início da homilia.
Segundo ele, a grande promessa do Cristo Ressuscitado é o envio do Espírito Santo. “Então, todos nós recebemos o Espírito Santo para que cada vez mais sejamos parecidos com Jesus. Nós todos fomos criados à imagem e semelhança de Deus e a nossa realização se dá em estarmos configurados a Cristo”, ressaltou.
Sobre o Evangelho, o bispo explicou que faz parte dos discursos de despedida de Jesus. “Jesus nos fala do Advogado, do Defensor, do Paráclito, outros nomes para se referir ao Espírito Santo. E é Ele que nos dá força para confessar não só com a boca, mas com a vida, de que Jesus é o Senhor. Ninguém pode dizer Jesus é o Senhor, a não ser o Espírito Santo”, ensinou
“Quem recebe o Espírito Santo, não recebe um espírito de medo, de timidez, mas, de coragem profética, de coragem para perdoar, para confiar em Deus, fazer o bem, mesmo diante de todas as dificuldades de nosso mundo, de nossa história”, completou.
Segundo Dom Lauro, muitos dos crismandos foram batizados na fé dos pais ainda quando eram crianças. No entanto, para receberem o Sacramento do Crisma, já jovens e adolescentes, todos tem condição de assumir os compromissos batismais.
“Hoje com a Crisma de vocês a Paróquia Santa Clara de Assis é mais forte. Cultivem sempre a amizade com Jesus, o cultivo da Palavra de Deus, a participação sacramental na vivência da comunidade e oração pessoal. Devemos ‘ser sal da terra, luz do mundo’, ‘fermento na massa’, ‘portadores da paz’ e do bem. Parabéns, crismandos, familiares e catequistas”, concluiu.
Representando todos os crismandos, o jovem Rafael Ribeiro, emocionou a todos ao dar um breve testemunho sobre a preparação realizada e pediu que o bispo lhes concedesse o Sacramento da Crisma. “Eu estou aqui para conferir este sacramento para vocês. Como você disse, a maioria são jovens, e eu acredito muito em vocês. A gente tem vergonha do mundo que nós estamos deixando para vocês. Você mereciam um mundo melhor. Que ao receberem este sacramento que vocês façam a diferença neste mundo”, incentivou o bispo e acrescentou: “Com muita alegria, jovens, vamos fazer a diferença. Jovens, deem trabalho aos Frei Pedro e Augusto, para as comunidades de vocês, façam barulho, incomodem, nos ajudem a viver melhor o Evangelho, a sermos mais autênticos, como São Francisco de Assis o foi, como Santa Clara também o foi. Com muita alegria, em nome de Deus e da Igreja eu confirmo a vocês este sacramento”.
Em seguida, o bispo acendeu as velas dos catequistas no círio pascal e estes acenderam as velas dos crismandos que renovaram suas promessas batismais. Logo após, o bispo impôs as mãos e invocou o Espírito Santo para que o Senhor concedesse o Espírito de sabedoria e inteligência, o Espírito de conselho e fortaleza, o Espírito de ciência e piedade e o Espírito do vosso temor. E assim, Dom Lauro procedeu com a unção com o óleo do Santo Crisma, rezando: “Recebe, por este sinal, o Espírito Santo, o dom de Deus”.
No final, após os agradecimentos e avisos, a comunidade presenteou Dom Lauro com uma cesta com especiarias próprias da região. A celebração terminou com o canto do hino da padroeira da Paróquia: “Me mostra teu espelho, Clara irmã”, e com uma confraternização.
—
Texto gentilmente enviado pelo frei Augusto Luiz Gabriel, ofm