Os propedeutas da Diocese de Colatina aproveitaram o apelo da Jornada Mundial dos Pobres para conhecer melhor o trabalho realizado pela Cáritas Diocesana de Colatina. Geisilan Barbosa dos Santos, Luis Eduardo do Nascimento e Vinícius Mantovani Rampineli reservaram a semana de 11 a 17 de novembro para visitar alguns projetos sociais.
O ponto de partida da experiência foi um bate-papo com a equipe administrativa da Cáritas que explicou o funcionamento da instituição. Depois, eles visitam o Centro de Atendimento Mater Infantil Mater Christi, o Centro de Acolhida da Criança e do Adolescente e o Território da Paz, todos em Colatina. Segundo os propedeutas, foi “uma experiência maravilhosa e transformadora”. “Para nós, fazermos essa experiência com os mais necessitados e com aquelas pessoas que estão à margem da sociedade é atender ao pedido de Jesus e de nossa Igreja, além de ser muito enriquecedor para nossa caminhada vocacional e pessoal”, afirmaram.
Os propedeutas são os vocacionados que residem na Casa de Formação Nossa Senhora Mãe dos Pobres, que fica no bairro Colúmbia, em Colatina. Durante um ano, eles realizam o curso Propedêutico que os capacita para o ingresso no Seminário Diocesano.