Na Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, celebrada no último dia 8 de dezembro, as irmãs clarissas Maria Beatriz da Imaculada Conceição e Maria Antônia de Jesus Menino, do Mosteiro Santíssima Trindade, em Colatina, renovaram seus santos votos de pobreza, obediência, castidade e clausura.
A missa que marcou esse momento foi presidida pelo bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, e concelebrada pelo padre Marinaldo Serafim. A abadessa do mosteiro, madre Agnes Maria da Sagrada Família, disse que esta Solenidade da Virgem Imaculada é muito bonita e rica para a Ordem Franciscana. Por isso, muitas irmãs costumam emitir seus votos solenes nessa data.
“Renovar os votos é uma devoção que as clarissas têm há séculos. Antes de renovar os votos, a irmã faz um retiro, dá uma pausa nas suas atividades, para recordar aquele dia tão bonito e para fazer novamente aquela declaração de entrega total a Jesus agora com um tom de renovação”, explicou madre Agnes.
Madrinhas de oração
Cada seminarista da Diocese de Colatina tem uma madrinha de oração no Mosteiro Santíssima Trindade. Após essa missa do dia 8 de dezembro, os vocacionados Kleidson Ayolphi, Matheus Eloy e Ryan Ventura, que concluíram o Propedêutico e foram aprovados para iniciar o curso de filosofia no Seminário Diocesano, conheceram suas madrinhas de oração.
A madrinha de Ryan é a irmã Maria Elizabeth, a de Kleidson é a irmã Maria das Graças e a de Matheus é a irmã Maria Gabriela. Um reforço espiritual muito bem vindo para os nossos seminaristas que estão em franco processo de discernimento vocacional.