Aproximadamente mil pessoas compareceram, no último domingo (27/10), à missa que marcou a inauguração de um novo acesso ao Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu. Devotos, romeiros e autoridades prestigiaram o momento.
A obra foi realizada pela empresa Vale por meio da Fortes Engenharia e durou um ano. O investimento foi de cerca de R$ 10 milhões. A nova passagem substituiu a atual, que estava no mesmo nível da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Agora, após a obra, o acesso passa a ser feito por um túnel.
A solenidade de inauguração contou com a participação do governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande; do prefeito de Ibiraçu, Eduardo Marozzi Zanotti; do Secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Antônio Vicente; além de prefeitos dos municípios da região, deputados, vereadores, secretários e demais autoridades.
Também estiveram presentes as romarias da Paróquia Imaculado Coração de Maria, de São Silvano, em Colatina, e da Liga Católica, acompanhada pelo padre passionista Henrique Evangelista de Oliveira.
“Mais um presente de nossa Mãe! Ela quer facilitar a chegada de seus filhos e filhas à casa que Ela mesma escolheu para distribuir suas bênçãos sobre todos. A Vale e a Fortes Engenharia se tornaram os instrumentos para a realização deste sonho. Ficou muito bonito!”, comemorou o reitor do Santuário, dom Décio Sossai Zandonade.
Características do novo acesso
A nova passagem inferior possui pista rodoviária dupla, com 7,2 metros de largura e altura livre de 5 metros, possibilitando o trânsito de veículos de passeio, caminhões e ônibus. No entorno, ao longo da faixa de domínio da ferrovia, foi implantada uma vedação em uma extensão de 685 metros, a fim de preservar a segurança das pessoas.
O asfaltamento contemplou não só a passagem inferior, como também seus acessos numa extensão total aproximada de 800 metros. O projeto inclui ainda paisagismo e calçada com 2,10 metros de largura com guarda-corpo metálico, atendendo às normas de acessibilidade e garantindo o acesso seguro dos devotos, romeiros e de toda a comunidade.
Com informações de Paulo Dubberstein Main (Santuário Diocesano)