Seguindo as orientações da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, o Povo de Deus da Diocese de Colatina é convidado a celebrar a Semana Santa em suas casas. A orientação leva em consideração a rápida evolução da pandemia do Covid-19 em nosso país, onde há restrições quanto à aglomeração e à movimentação de pessoas.
De acordo com roteiro criado pela Coordenação Diocesana de Liturgia, “cada família poderá arrumar um altar ou uma capela dentro de sua casa; este será o local da oração em família durante a Semana Santa”. Segundo o coordenador diocesano de Liturgia, padre Adriano Marcos Luchi, esta Semana tão querida por todos é o coração do ano litúrgico e não pode deixar de acontecer. “Orientamos todos os fiéis de nossa Diocese de Colatina a viverem a Semana Santa em família, na Igreja Doméstica, que permanecerá unida em oração dentro de sua casa. Família que reza unida, permanece unida!”, afirmou.
Padre Adriano sugere que as paróquias utilizem as mídias sociais e plataformas digitais, além de rádio e televisão, para “transmitir ao vivo as Celebrações Litúrgicas, Celebrações da Piedade Popular e Momentos de Reflexões da Semana Santa, fazendo chegar a todos a mensagem destes dias tão especiais”.
Além de acompanharem as transmissões pelos diversos meios, a Diocese de Colatina também apresenta orientações bem específicas para que os fiéis possam seguir e assim viver com total espiritualidade este momento tão marcante da fé católica.
A seguir, conheça o roteiro com todas as orientações oficiais.
A Coleta Nacional da Solidariedade, que acontece no Domingo de Ramos, e a Missa do Santo Crisma, realizada na Quinta-feira Santa, estão suspensas e, no tempo oportuno, serão definidas e divulgadas as datas referentes a esses dois momentos.