Anote na agenda: a Festa da Penha 2023 será de 9 a 17 de abril!
O tema “Com Maria, chamados a servir” está em sintonia com o terceiro Ano Vocacional da Igreja Católica no Brasil. Entendemos Maria como a vocacionada do Pai por excelência que, ao ouvir o anúncio do Anjo Gabriel, diz com toda a convicção e força: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc, 1,38). Maria dá o seu SIM e se coloca a serviço de Deus e da humanidade.
Vamos nos preparar para bem celebrar Nossa Senhora da Penha, a Senhora das Alegrias, padroeira do Estado do Espírito Santo! A programação acontece no Convento da Penha, que fica em Vila Velha.
Confira, a seguir, os temas do oitavário e suas motivações.
9 DE ABRIL – Primeiro Dia – Batismo, fonte de todas as Vocações: pelo batismo fomos sepultados com Cristo na sua morte para sermos pessoas ressuscitadas, plenas de vida (cf. Rm 6,1-11). Pela água da fonte batismal todas as pessoas são enxertadas em Cristo (cf. Rm 6,3), inseridas no seu Corpo (cf. 1Cor 12,13) para, na diversidade de carismas, servirem à comunidade e à humanidade.
10 DE ABRIL – Segundo Dia – Chamados à vida: A primeira vocação e convocação é o chamado à vida. Todos somos filhos amados de Deus, chamados a ser felizes e fazer o mundo mais feliz. Jesus lembra no Evangelho que veio ao mundo para trazer vida e vida em plenitude. Todo atentado contra a vida é o um atentado contra Deus e seu dom mais precioso que Ele nos Deus. Somos contra toda forma de morte e violência. A primeira resposta ao chamado à vida é o compromisso sagrado de quem a considera um dom de Deus confiado aos cuidados humanos. Colocar-se a serviço da vida já é responder à vocação.
11 DE ABRIL – Terceiro Dia – Chamados ao Matrimônio: a vocação matrimonial consiste no convite de Deus a um homem e a uma mulher a se unirem num relacionamento de profundo amor e santidade, gerando, como fruto fecundo dessa união a vida, os filhos. São chamados, de modo muito especial, a caminharem juntos, esposo e esposa; a viverem uma só realidade e um só projeto; uma só carne. Maria e José, a Sagrada Família de Nazaré, são inspiração para nossas famílias.
12 DE ABRIL – Quarto Dia – Chamados a ser leigos: o leigo tem um papel fundamental na obra de evangelização, ele é chamado a ser sal da terra e luz do mundo (cf. Mt 5, 13-14). O leigo deve ser compromissado com o anúncio do Reino, exercendo um papel transformador na sociedade em que vive. Leigo não é aquele que não sabe, mas aquele que se deixa tocar pela força criativa e transformadora do Evangelho.
13 DE ABRIL – Quinto Dia – Chamados à Vida Sacerdotal: Deus escolhe alguns para serem pastores do seu rebanho, a exemplo do Cristo, o Bom Pastor do Evangelho. Ser sacerdote (presbítero) significa arriscar a vida pelo Senhor e pelos irmãos, carregando na própria carne as alegrias e angústias do povo, dedicando tempo e escuta para curar as feridas dos outros, oferecendo a todos a ternura do Pai. Pensemos aqui nossos queridos padres diocesanos (destacar a vocação sacerdotal de nossas dioceses que compõe o Leste III).
14 DE ABRIL – Sexto Dia – Chamados à Vida Religiosa Consagrada: a vocação religiosa é vivenciada por homens e mulheres que dizem “sim” a Deus e entregam suas vidas, em plenitude, a seguir Cristo e servi-lo no outro, vivendo em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Pensemos aqui nos freis franciscanos, que há tantos anos servem ao Convento, vivendo uma vida de dedicação e entrega. (destacar a vocação franciscana de nossa Província, com a presença do SAV – Serviço de Animação Vocacional).
15 DE ABRIL – Sétimo Dia – Chamados ao Ministério de Catequistas – o Papa Francisco criou recentemente o Ministério dos Catequistas, que tem a linda missão de apresentar Jesus e o Reino de Deus para as futuras gerações. Esse ministério faz-se presente na Igreja deste os primórdios das Comunidades Cristãs, eram considerados “mestres na fé”. Os catequistas devem ser especialistas em acolhimento, em bondade e em ternura. Devem ser também pessoas engajadas nos serviços pastorais da Igreja com a consciência de que o Espírito Santo nos concede habilidades, dons, talentos e possibilidades, não para permanecerem escondidos, mas para serem comunicados ao nosso próximo.
16 DE ABRIL – Oitavo Dia – Chamados ao Serviço – a recente pandemia criou uma rede enorme de homens e mulheres de boa vontade que querem fazer o bem, ajudar o próximo, edificar um mundo melhor. São inúmeros os grupos de voluntários. A missão do voluntário é assistir a todos nas suas necessidades físicas e espirituais, dando-lhes consolo e afeto nas suas angústias e sofrimento, levando-lhes paz, alegria e esperança para que possam viver em todos os momentos da vida com a dignidade dos filhos de Deus.
17 DE ABRIL – DIA DE NOSSA SENHORA DA PENHA – Com Maria, chamados a servir