Teve início no último sábado (3/2), no Instituto Espírito Santo de Inovação Social (IESIS), o período de formação da Escola Diaconal São Felipe da Diocese de Colatina. Foram acolhidos 10 novos candidatos ao Diaconato Permanente, juntamente com as suas esposas. Os candidatos são de diversas Paróquias de nossa Diocese.
Se fizeram presentes nesse primeiro encontro, cinco dos atuais Diáconos permanentes da Diocese, junto com suas esposas. Foi um encontro para aprofundar a interação entre os Diáconos e os candidatos.
A Diocese de Colatina retoma o processo de formação do Diaconato Permanente. O diaconato é um grau de serviço, estabelecido desde a época dos Apóstolos, como testemunham os Atos dos Apóstolos e a Carta de São Paulo a Timóteo (Atos 6, 1-6). O diaconato permanente é um enriquecimento importante para a missão da Igreja.
Dessa forma, os homens casados que se dedicam a Igreja por meio da vida litúrgica, pastoral ou nas obras sociais e caritativas, podem ser fortalecer recebendo a ordem do diaconato, para cumprir seu ministério com maior eficácia por meio da graça sacramental do diaconato.