Todo serviço pastoral deve zelar, essencialmente, para que a Igreja cumpra o seu objetivo na construção de um mundo melhor, segundo o Evangelho de Cristo.
A comunicação está presente em todas as relações. Na Igreja, o tripé “saber o que comunicar, para quem e como”, é essencial para o serviço pastoral. Daí, a importância do investimento na implantação das equipes de comunicação diocesana e paroquiais.
Neste contexto, no dia 04/06, aconteceu, por meio de plataforma virtual, o primeiro encontro da Equipe de Comunicação da Diocese de Colatina. Trata-se de uma equipe formada por agentes pastorais, ligados à área da comunicação, de diversas paróquias da diocese.
A reunião foi conduzida pelo Pe. Fábio Chagas da Silva, coordenador diocesano da PASCOM (Pastoral da Comunicação), e pelo Pe. Marinaldo Serafim, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora.
À luz do Diretório da Comunicação, n° 3, da CNBB, foi apresentado o objetivo geral do trabalho pastoral da equipe: “motivar a Igreja a atualizar e aprofundar os conhecimentos e referências, tanto de seus pastores quanto de seus fiéis sobre a natureza e a importância da comunicação para a vida da comunidade eclesial, nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade, tendo presentes as mudanças pelas quais o mundo vem passando, entre as quais se encontra o avanço acelerado das tecnologias”.
Os membros da equipe tiveram a oportunidade de se conhecer e expor os seus anseios em relação ao trabalho pastoral proposto.
A Equipe de Comunicação da Diocese de Colatina quer ser um importante instrumento de evangelização, por meio do testemunho e do anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, promovendo a comunhão e a participação ativa no processo comunicacional e consolidando a missão da Igreja por meio da comunicação.
Desejamos que esta equipe produza muitos frutos em nossa diocese!
A seguir, expressamos o nosso agradecimento à Fernanda Farina Fraga, assessora de Comunicação da Diocese de Colatina:
Fernanda Farina esteve à frente da Assessoria de Comunicação da Diocese de Colatina por mais de 12 anos. Temos a alegria de agradecê-la por todo o trabalho realizado ao longo destes anos, pela sua audácia e coragem e pela profunda ternura, expressa no brilho dos seus olhos. Foram tempos desafiadores que revelaram a perspicácia e a coragem de uma profissional dedicada e zelosa. Uma história que ainda não terminou. Trata-se, apenas, de um novo ciclo que se abre. Fernanda deixa de ser a responsável profissional pela comunicação da diocese e, a partir de agora, torna-se membra da nova Equipe Diocesana de Comunicação, como leiga que ama a Igreja e coloca-se a serviço da evangelização. Muito obrigado, Fernanda Farina! Você nos brinda com a sua presença, maturidade e fé”.
(Padre Marinaldo Serafim, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora)