Mais de 600 comunicadores católicos participaram do 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), o maior evento de comunicação católica do país, que foi realizado na cidade de Goiânia (GO), de 18 a 21 de julho. O encontro reuniu participantes de 22 estados em torno do tema “Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social”, que buscou refletir sobre os caminhos e as perspectivas das relações entre a Igreja, a sociedade e a cultura no campo da comunicação.
A Diocese de Colatina foi representada pelo coordenador diocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom), padre Fábio Chagas da Silva; pela assessora diocesana de Comunicação, Fernanda Farina; e pelos seminaristas Carlos Daniel de Souza Martins e Hansmiller Nunes Gonçalves.

Carlos Daniel, Hansmiller, Fernanda e padre Fábio com dom Joaquim Mol, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB
Além dos painéis principais, a programação incluiu também as chamadas “trilhas do conhecimento” com grande variedade de temas à escolha dos participantes. “Isso contribuiu para que o evento disponibilizasse uma gama enorme de assuntos. Foi um momento muito produtivo”, explicou Fernanda. “O tema da comunicação nunca esteve tão em alta. E isso se deve ao advento das mídias sociais, sem dúvida. Participar do Muticom nos permitiu um olhar mais apurado, reflexivo e realista em torno da realidade virtual e também da sociedade com todos os seus atores”, acrescentou.
Pascom Diocesana agenda reunião
Fernanda informou também que, logo após o Muticom, padre Fábio convocou uma reunião com toda a equipe da Pascom diocesana. A pauta inclui a partilha dos principais pontos tratados no evento de Goiânia, como também o planejamento e as estratégias que a Pascom irá adotar já no próximo ano. A reunião deve acontecer no dia 17 de agosto, em Ibiraçu.