Tendo como tema “60 anos do Vaticano II: Presbíteros, testemunhas da esperança” e o lema “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação, constantes na oração” (Rm12,12), encerrou-se na quinta-feira (09/05) o Encontro de Formação Permanente dos Presbíteros, uma realização do Regional Leste 3 (Espírito Santo). Representantes da Arquidiocese de Vitória e das três Dioceses do estado, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Colatina, participaram do evento, na Casa São Francisco Xavier, Paróquia de Santa Isabel, município de Domingos Martins, na semana passada.
ACOLHIDA
No primeiro dia do encontro (segunda-feira, 06 de maio), houve um momento de acolhida e lazer (futebol, vôlei e caminhada), jantar, oração e momento de meditação, tendo à frente o padre Jean Richard, da Arquidiocese de Vitória. Bispos, padres e diáconos viveram momentos de reflexão e estudos sobre temas fundamentais para a vida clerical.
CONTINUAÇÃO DO ENCONTRO
Na terça-feira (07), o evento prosseguiu na parte da manhã, sob a responsabilidade da Diocese de São Mateus, tendo a assessora Tânia falando sobre Análise de Conjuntura. À tarde, o padre Jean Richard palestrou sobre o Presbítero na Perspectiva Pessoal e Eclesial. Na quarta-feira (08), a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim assumiu a missão pelas atividades do dia, incluindo rodas de conversa, interação entre o assessor e os participantes e um jantar de confraternização.
FINALIZAÇÃO
Na quinta-feira, 9 de maio, as atividades do último dia foram organizadas pela Diocese de Colatina. Fr. Felipe fez uma palestra com o tema: “Que presbitério queremos ser para a Igreja no Espírito Santo?”. Em seguida, mais uma roda de conversa e almoço de encerramento. Durante os quatro dias do encontro, os participantes debateram e refletiram sobre assuntos relevantes para o exercício de sua missão, além de compartilhar experiências e promover a integração entre os membros do clero de todo o Regional Leste 3.
Texto: Eduardo Monteiro



