No Dia de Finados deste ano de 2020, celebrado em 02/11, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida os brasileiros a plantarem uma árvore em memória dos entes falecidos, em especial, das pessoas que morreram vitimadas pela COVID-19.
De acordo com o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, “esse gesto, além de evitar as tradicionais aglomerações nos cemitérios, liga-se também à triste destruição ecológica decorrente das queimadas em algumas regiões do país”.
Em sintonia com a Igreja do Brasil, a Pastoral da Ecologia da Diocese de Colatina convida os fiéis para a realização deste importante gesto, plantando uma árvore em memória dos entes falecidos.
O plantio simbólico de 134 mudas de árvores nativas do bioma Mata Atlântica, realizado pelos agentes da Pastoral da Ecologia da cidade de Colatina, representará o número de vidas interrompidas pela pandemia da COVID-19 no município, até o momento, e acontecerá, a partir das 8h, na área do Centro Socioambiental São Francisco de Assis (CEAF), localizado no bairro São Judas Tadeu, próximo ao Mosteiro das Irmãs Clarissas.
Integrantes da Pastoral da Ecologia estarão no local orientando a ação para que tudo ocorra dentro dos protocolos de segurança e saúde recomendados para este período de pandemia.
Nesta ação de fé e cuidado com a “Casa Comum”, a Pastoral da Ecologia da Diocese de Colatina convida os fiéis para realizarem este gesto ecológico e publicarem fotos desta ação na plataforma Instagram, usando as hashtags: #CuidarDaSaudade, #ECOlogia e marcando os perfis: @pastoraldaecologia.colatina e @diocesedecolatina.
Pastoral da Ecologia: cultivando e guardando a criação! (Gn 2, 15)