Cerca de 400 bispos brasileiros estarão reunidos em Aparecida (SP), de 1º a 10 de maio, para participar da 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nesta edição, serão definidos os rumos da evangelização no país e a nova direção da CNBB. O bispo diocesano de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, e o bispo emérito de Colatina, dom Décio Sossai Zandonade, confirmam presença no evento.
Grande parte do debate vai girar em torno das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que será o norte pastoral para o período de 2019 a 2023. A expectativa é de que o documento, a ser aprovado durante a Assembleia, proponha a evangelização por meio de quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Missão. O desafio seguinte será transformar essas diretrizes em projetos pastorais específicos para cada região.
A pauta contempla ainda temas como o Mês Missionário Extraordinário e o Sínodo Especial para a Pan-Amazônia.
Eleições
Na ocasião, os bispos também vão eleger a nova direção da CNBB, bem como as presidências das 12 Comissões Episcopais Pastorais que integram a entidade. Serão eleitos o presidente, o primeiro vice-presidente, o segundo vice-presidente, o secretário-geral e o vice-secretário-geral.
Retiro espiritual
A programação desta 57ª Assembleia inclui ainda um retiro espiritual, guiado pelas meditações do arquivista e bibliotecário da Santa Sé, dom José Tolentino Mendonça.
Com informações de Victor Hugo Barros