foto: dom Lauro, padre Marinaldo e uma funcionária do presídio
Na última quinta-feira (28/12), nosso bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, visitou o Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), que fica no distrito de Bebedouro.
O bispo chegou acompanhado do coordenador diocesano de pastoral, padre Marinaldo Serafim, da catequista Rosa Bandeira e de membros da Pastoral Carcerária e da paróquia local. Dom Lauro celebrou missa e abraçou cada um dos cerca de 50 detentos. Após a missa, vários deles deram seus nomes para os agentes de pastoral visando à preparação e à recepção dos sacramentos da iniciação cristã.
“A visita e missa no presídio foi uma abençoada oportunidade de celebrar o Natal do Senhor dentro da oitava litúrgica. Fui ajudado na celebração eucarística por detentos que já receberam os sacramentos da iniciação cristã. Inclusive participaram da celebração alguns que crismei”, comentou dom Lauro.
“Pude abraçar a cada um em nome do Senhor e de sua Igreja num gesto de acolhida fraterna. A liturgia foi da Festa dos Santos Inocentes. Rezamos por todas as crianças cujas vidas são desrespeitadas, desde o ventre materno, até as guerras e violências fartamente noticiadas atualmente. A celebração do Natal do Senhor fortalece a fé e a esperança de que podemos viver no amor fraterno do Reino de Deus”, destacou o bispo.
Para a catequista Rosa, que integra a coordenação diocesana de catequese, trabalhar uma catequese de inspiração catecumenal é restaurar o processo de evangelização. Ela conta que, em 2021, alguns detentos solicitaram uma formação específica da Igreja, visando aos sacramentos da iniciação cristã.
“Refletimos como seria trabalhar a catequese em um ambiente totalmente diferente do nosso habitual. Impulsionados pelo Espírito, eu e o catequista Carlos nos propusemos a ir ao encontro dos irmãos no CDRL. Fomos muito bem acolhidos”, lembra Rosa.
Na ocasião, os catequistas ouviram os anseios, as angústias e as solicitações dos detentos.
“Durante esse período de 2021 a 2023, eles foram acompanhados semanalmente por mim e pelo catequista Carlos. Também foram realizadas missas presididas por vários sacerdotes e introduzidos os sacramentos do Batismo e da Primeira Comunhão. No início de 2023, dom Lauro presidiu o sacramento da Crisma”, lembrou.
“Nos sentimos felizes e agraciados por observar, nos olhos de cada detento, o brilho em ver o pastor da Diocese de Colatina dizendo que todos, todos, somos filhos de Deus, por Jesus que é o primogênito e nos dá esse direito de sermos seus irmãos e irmãs apesar de nossas fragilidades”, disse Rosa.