Nosso bispo, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, está de volta à Diocese de Colatina depois de participar do 18º Congresso Eucarístico Nacional, realizado de 11 a 15 de novembro em Recife (PE).
“Foi uma bênção, uma grande experiência de oração e uma graça não só para a Arquidiocese de Olinda e Recife, mas para todo o Brasil. Num momento em que temos tantos desafios, foi uma expressão de comunhão, de fraternidade e de solidariedade”, disse dom Lauro.

Dom Lauro com o padre Antonio Luiz Pandolfi, da Paróquia São João Batista, de Aracruz, que também participou do congresso pela Diocese de Colatina
Celebrações nas comunidades
Além dos simpósios, conferências e momentos celebrativos com todos os participantes, foi marcante a programação nas comunidades paroquiais. Segundo dom Lauro, cada bispo foi acolhido em uma comunidade diferente e lá participou de momentos orantes e também de missas inclusive com a Primeira Comunhão.
Dom Lauro também enfatizou o tema “Pão em todas as mesas” e o lema desta edição do evento “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46) que “quer chamar nossa atenção justamente para a importância da dimensão social da eucaristia, que nos compromete com a transformação do mundo e com o cultivo da fraternidade para que o Reino de Deus, que será pleno na casa do Pai, comece já na história”.
“O grande convite do 18º Congresso Eucarístico Nacional na Arquidiocese de Olinda e Recife, a meu ver, foi: a partir da profundidade da experiência eucarística, vivermos, como Igreja, em permanente estado de missão, dirigindo-nos especialmente às periferias existenciais e sociais, como Corpo de Cristo agindo no mundo”, disse o bispo.

Dom Lauro foi acolhido pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Enviado do Papa
Para representá-lo no congresso, o Papa Francisco nomeou o cardeal português António Augusto dos Santos Marto, bispo emérito da Diocese de Leiria, em Fátima, Portugal. Durante os dias de congresso, dom António foi o “legado pontifício no Brasil”.
“O legado pontifício é um enviado especial do Papa com uma missão específica. Neste caso, a missão de o representar no Congresso Eucarístico Nacional. Trata-se de participar e presidir ao congresso em nome do Santo Padre, nos momentos mais importantes, concretamente nas celebrações de abertura e encerramento”, explicou o cardeal.

Cardeal António Marto representou o Papa Francisco
A missão incluiu também encontros com bispos, sacerdotes, religiosas e religiosos, fiéis leigos, seminaristas e comunidades locais. “Recebi, com todo o gosto, este encargo confiado pelo Papa Francisco como seu colaborador próximo e sobretudo por ir ao encontro do povo brasileiro”, disse.
Legado de dom Helder Câmara
Ficou evidente, durante o congresso, a valorização do legado do Servo de Deus dom Helder Câmara, “muito presente e muito querido em todo o Brasil”, nas palavras de dom Lauro. Ele contou que todos os bispos ganharam de presente uma cruz peitoral que é uma réplica daquela usada por dom Helder Câmara.
“Ele foi um homem profundamente eucarístico, que se levantava muitas vezes de madrugada para rezar diante do Santíssimo Sacramento. Um homem que tinha realmente uma fé muito grande na presença de Jesus na Eucaristia e tudo o que fazia era movido por essa caridade. Tinha, além disso, uma grande proximidade com o povo e os pobres”, salientou dom Lauro.

Dom Helder Câmara: homem profundamente eucarístico
No encerramento do congresso, foi divulgada oficialmente a notícia de que o processo de beatificação de dom Elder Câmara deu mais um passo. A documentação enviada pela Arquidiocese de Olinda e Recife foi aprovada pelo Dicastério para a Causa dos Santos e, com isso, a tramitação poderá seguir adiante.
Casa do Pão

Dom Lauro com a família que o acolheu e o arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido
Um dos grandes marcos deste congresso eucarístico foi a inauguração da Casa do Pão, um centro de acolhimento e assistência à população de rua. Na Casa Pão, serão ofertados diversos serviços como lavanderia para higienização de roupas, vestiários com banheiros e chuveiros, além de atendimento médico, psicológico e jurídico. Haverá ainda oficinas e cursos profissionalizantes, refeitórios, uma capela para atividades religiosas e uma padaria para consumo próprio e venda de produtos.
A manutenção da Casa do Pão ficará a cargo de voluntários e do diaconato da Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com instituições públicas e privadas.
Próximo Congresso Eucarístico
O próximo Congresso Eucarístico Nacional será em Goiânia (GO) no ano de 2027.