Na última segunda-feira (20/3), nosso bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, conheceu a vila de Regência, no litoral de Linhares. Regência abriga a foz do Rio Doce e, portanto, recebeu, de forma trágica, a lama de rejeitos de minério que foi despejada em novembro de 2015 após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).
Na época, dom Lauro, que é mineiro, era padre da Arquidiocese de Mariana e acompanhou de perto o drama vivido especialmente no distrito de Bento Rodrigues, que foi atingido em cheio pela lama, tirando a vida de 20 pessoas.
Ao se deparar com o mar de Regência, dom Lauro sentiu a necessidade de rezar. “Essa situação toda mostrou o que faz o pecado concretamente na sociedade: a destruição da criação de Deus, da harmonia, das relações fraternas, da relação com a natureza e com o meio ambiente”, refletiu o bispo.
Na ocasião, dom Lauro visitou a igrejinha local e almoçou com membros da comunidade.
ROMARIA DAS ÁGUAS E DA TERRA
De 11 a 18 de junho, a Diocese de Colatina irá sediar a 6ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. Com o tema “Bacia do Rio Doce: nossa Casa Comum” e o lema “No princípio, o espírito pairava sobre as águas” (Gn 1,2), a romaria pretende ser um processo de conscientização, mobilização e participação das comunidades de fé e de toda a sociedade no sentido de olhar a vida humana e o planeta dentro de uma mística de cuidado e fraternidade.
CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ROMARIA.
Para dom Lauro, é preciso “agir com os pés na terra e ter um olhar no céu”. Nesse sentido, a romaria será uma ocasião concreta de promover a paz, a justiça e o amor. “Será uma oportunidade de reconciliação para que tenhamos um mundo diferente, de harmonia com toda a criação de Deus”.
MOMENTO DE CUIDADORES
A Romaria das Águas e da Terra deve ser concluída justamente em Regência, um encerramento simbólico para mostrar que a sociedade também é capaz de cuidar da casa comum. “Que seja um momento de cuidadores, mostrando que nós não somos simplesmente pessoas que querem extrair da natureza a riqueza visando ao lucro, mas que podemos procurar uma sociedade de bem viver, em que haja lugar para todos, seres humanos, criaturas de Deus, na harmonia, na beleza da criação”, destacou dom Lauro que tem participado ativamente de todas as reuniões de articulação da romaria.
BISPO CELEBRA NA IGREJINHA VELHA
Aproveitando sua passagem por Linhares, dom Lauro foi até a sede do município onde celebrou missa na “igrejinha velha” como é conhecida a capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, o templo mais antigo da cidade. A celebração não foi programada. Com a igreja aberta, algumas pessoas perceberam a movimentação, entraram e participaram da missa com o bispo. A missa contou também com a presença do pároco local, padre Devaldo Lorenzutti, e do diácono Hansmiller Nunes Gonçalves Vieira.