No último sábado (7/5), em Ibiraçu, o bispo diocesano de Colatina, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, reuniu os membros do seu Conselho Pastoral Ampliado para um encontro movido pela escuta no contexto da sinodalidade. O Conselho Pastoral Diocesano reúne as principais lideranças de todas as pastorais, organismos e forças vivas de nossa Igreja e tem a função de auxiliar, avaliar e propor alinhamentos pastorais.
Essa reunião teve caráter ampliado, com a participação de cerca de 80 representantes, a pedido do bispo que deseja ter um contato mais próximo com as lideranças. O coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Marinaldo Serafim, ajudou na condução da pauta que teve muitos pontos importantes, todos baseados na necessidade de uma escuta atenta voltada para a comunhão, a partilha e a percepção dos desafios pastorais.
“Fizemos um trabalho de diagnóstico para refletir as demandas mais urgentes voltadas para a conversão pastoral que a Diocese de Colatina é chamada a viver. Buscamos levantar luzes, horizontes e percepções daquilo que precisamos construir nesse momento novo com a chegada de dom Lauro, com o chamado do Papa Francisco a uma Igreja sinodal e com uma ação evangelizadora mais eficaz, mais diretiva e que vai ao encontro das pessoas e da sociedade”, observou padre Marinaldo.
Participação de todos
Todas as lideranças presentes na reunião do Conselho Pastoral Ampliado tiveram a oportunidade de falar e de se expressar. Dom Lauro participou ativamente de todos os momentos e deixou claro seu desejo de comunhão com as grandes temáticas levantadas pelo Papa Francisco e sua aplicabilidade prática no plano diocesano. “Isso vai ao encontro da valorização dos conselhos, das pessoas, da presença de todos nas comunidades, nos organismos e nas estruturas da nossa Igreja, que esses sejam lugares de construção de uma realidade evangelizadora, onde todos tenham voz e vez”, acrescentou padre Marinaldo.
Comissão Justiça e Paz
Uma das decisões do conselho foi a retomada da Comissão Justiça e Paz, organismo da CNBB voltado para o compromisso com a dimensão social. A Diocese de Colatina sempre teve, em sua história, uma preocupação especial para com os mais empobrecidos e esse comprometimento será reforçado a partir dessa comissão e da opção preferencial pelos pobres.