Em mais um gesto de profetismo, evangelização e compromisso social, nosso bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, retornou, nesta semana, a Regência, litoral de Linhares e local do encerramento da 6ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce, ocorrida em junho deste ano.
“A romaria foi de um êxito muito grande, ocasião de evangelização. Houve todo um envolvimento das comunidades. Era importante retornar a Regência, que foi o ponto alto da romaria, para estar com o povo”, disse dom Lauro.
Ele chegou a Regência na última quarta-feira (27/12) na companhia do coordenador diocesano de pastoral, padre Marinaldo Serafim. A programação foi simples e espontânea, mas impressionou pela organização, o carinho e o envolvimento dos membros da comunidade que prontamente se mobilizaram, de maneira dinâmica e confiante, para que a passagem do bispo fosse um momento especial.

VISITAS, MISSA E DOCUMENTÁRIO
Dom Lauro e padre Marinaldo visitaram algumas famílias, foram até a praia no ponto onde a cruz da romaria foi fixada e, à noite, participaram de uma apresentação da banda de congo local. Em seguida, o bispo presidiu a santa missa na capelinha de São Benedito e, ainda com os fiéis reunidos ali, foi exibido o documentário oficial da 6ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce.
“A romaria não foi uma experiência isolada, mas integra um processo em que a Igreja se abre ao comprometimento com a casa comum”, observou padre Marinaldo.
“Temos um compromisso com a continuidade dessa luta que ultrapassa a questão do Rio Doce e que aponta para a perspectiva da ecologia integral, tão levantada pelo Papa Francisco, e de uma exigência sentida hoje sobretudo com tanta urgência a partir das mudanças climáticas”, destacou dom Lauro.







