A Câmara de Vereadores de Colatina recebeu, na sessão da última segunda-feira (6/3), nosso bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, que foi convidado para falar sobre a Campanha da Fraternidade 2023.
O plenário estava cheio e dom Lauro, após 15 minutos de uma explanação objetiva e direta, foi aplaudido de pé. De forma fluente, o bispo destacou a caridade como a centralidade da fé cristã para chamar a atenção para o tema da campanha deste ano: “Fraternidade e fome”.
“Quando tratamos de fome, estamos tratando de algo vital, de sobrevivência. O tema, portanto, ultrapassa o âmbito da Igreja Católica porque os temas da Campanha da Fraternidade são todos de alcance social, algo que tem repercussão na sociedade e que implica o compromisso dos cristãos e de todos os cidadãos”, disse.
A FOME É UM ESCÂNDALO
Dom Lauro citou o Papa Francisco que considera a fome uma tragédia, uma vergonha e escândalo especialmente diante de uma produção mundial de comida tão grande. Em sintonia com o apelo do Papa, o bispo também chamou a atenção para a responsabilidade do poder público na resolução desse problema. “A política pode ser uma forma superior de caridade quando é bem entendida e promove o bem comum”, destacou.
AÇÕES PRÁTICAS
Para dom Lauro são muitas as ações práticas que precisam ser assumidas de uma vez por todas. Entre elas estão a partilha com os que mais necessitam, principalmente com os que passam fome aguda, a colaboração nas campanhas de arrecadação de alimentos, o fim do desperdício de comida e o envolvimento nas ações que já existem na comunidade.
O bispo finalizou exortando a todos que “essa Quaresma seja vivida em forte espírito de solidariedade, que saibamos encontrar soluções criativas para a superação da fome e que efetivamente se cumpra a responsabilidade dos governantes em seus diversos níveis”.
FÉ E CARIDADE
Essa é a terceira vez que a Igreja Católica traz a fome como tema da Campanha da Fraternidade, uma iniciativa que nos lembra de que uma fé sem obras é uma fé morta e de que a fé opera pela caridade.
Parabéns, dom Lauro, por sua coragem e profetismo!