Mariana (MG) – No último dia 14 de agosto, o Seminário Maior São José, da Arquidiocese de Mariana, celebrou o encerramento do tríduo em preparação para a grande festa dos 90 anos de inauguração do prédio que hoje abriga o Instituto de Teologia. A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, Bispo de Colatina, que também foi reitor do Seminário entre 2006 e 2014. Pe. Edgar Rigoni, reitor do Seminário Maria Mãe da Igreja da Diocese de Colatina e Vice-Presidente da OSIB Nacional, também se fez presente. Ele leciona no Instituto de Teologia do Seminário São José. A celebração contou com a presença de outros ex-reitores e formadores, que também contribuíram para a construção e perpetuação do legado da instituição.
A Celebração Eucarística se deu em um dia especial para a Igreja, quando se fez memória de São Maximiliano Maria Kolbe, presbítero e mártir. Na homilia, Dom Lauro destacou a importância do Seminário São José na formação de inúmeros presbíteros ao longo de suas décadas de história, que certamente se inspiraram na fé e coragem de São Maximiliano.
A festividade do dia 14 de agosto não se limitou à celebração religiosa. À noite, foi realizado um concerto especial intitulado “De Maria a José”, apresentado no Coro do Seminário. Este evento, marcou o encerramento do tríduo e preparou os corações para a grande celebração que ocorreu hoje, dia 15 de agosto.
Ao final da celebração, em um gesto de gratidão e reconhecimento, o reitor do Seminário, Pe. Sérgio José da Silva, homenageou Dom Lauro Sérgio com uma mitra. Este presente simboliza a contribuição significativa de Dom Lauro à formação de tantos padres, não apenas na Arquidiocese de Mariana, mas em diversas dioceses do Brasil.
O Seminário São José, que faz parte de uma história iniciada em 1750, continua a ser um pilar na formação do clero. Neste ano em que celebra seus 90 anos, o Seminário não apenas comemora o passado, mas também olha para o futuro com esperança e compromisso renovado com a missão de formar novos sacerdotes para a Igreja.
Frei Augusto Luiz Gabriel, com informações de Dom Lauro