Após uma semana intensa em Lisboa, Portugal, devido à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), nosso bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, encontra-se na cidade de Fátima para mais um momento de oração e peregrinação. Os nossos seminaristas Vinicius Mantovani Rampineli, Carlos Daniel de Souza Martins e Geisilan Barbosa dos Santos também estão por lá.
VIGÍLIA
Um dos momentos mais emocionantes desta JMJ, aconteceu no último sábado (5/7), penúltimo dia de evento, quando uma multidão de 1,5 milhão de fiéis se reuniu no Parque Tejo, em Lisboa, para participar da vigília com o Papa Francisco. Foi um momento forte de oração marcado por apresentações artísticas, repletas de luzes e cores, cantos, coreografias, testemunhos e adoração eucarística.
PRÓXIMA JMJ
O final desta JMJ foi marcado pelo anúncio da sede da próxima edição: será Seul, na Coreia do Sul, em 2027! O evento retorna ao continente asiático depois de mais de 30 anos. Em 1995, com o Papa São João Paulo II, a JMJ aconteceu em Manila, reunindo mais de 4 milhões de jovens na capital das Filipinas, recorde de público em todas as edições.
Apesar de não ter um grupo religioso majoritário, a Coreia do Sul apresenta um crescente número de cristãos, que representam 29% da população, sendo 11% dela católica.
Será a terceira visita de um pontífice ao país. A primeira aconteceu em 1989 com São João Paulo II por razão do Congresso Eucarístico Internacional; e a última, em 2014, quando o Papa Francisco participou do Encontro com a Juventude Asiática.