No último sábado (15/4), nosso bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, concedeu o sacramento da Crisma a 14 presidiários do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares, que fica no distrito de Bebedouro.
“Celebrar esta missa, este sacramento aqui dentro do presídio para mim não é nada de estranho. A Igreja tem uma proximidade grande com o presídio. Jesus foi preso. Paulo foi preso. Pedro foi preso. Os apóstolos foram presos. Muitos profetas também foram perseguidos e presos. Nós devemos ver tudo como uma ocasião de encontrar o Senhor, de fazer uma experiência forte de Deus que reorienta a nossa vida, a nossa existência”, afirmou dom Lauro em sua homilia.
A VERDADEIRA CATEQUESE VAI ÀS PERIFERIAS
O sacramento da confirmação foi fruto do trabalho da catequese realizado no local.
Segundo dom Lauro, “uma catequese que não vai às periferias, que não se preocupa com aqueles que ninguém se preocupa não é a verdadeira catequese, porque a catequese deve fazer ecoar a Palavra de Deus e a Palavra de Deus deve ser ecoada em todos os lugares, especialmente junto àqueles que estão mais sofridos, nos presídios, na enfermidade, na pobreza, no desprezo. Essa é a verdadeira catequese”.
Dom Lauro enfatizou ainda que essa é uma função que não se restringe aos catequistas, mas é de toda a comunidade. A missa foi concelebrada pelo padre Romildo da Silva Almeida.