Na noite da última segunda-feira (15/7), foi celebrada a missa de ação de graças pelos 34 anos de instalação da Diocese de Colatina (ES). O bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, presidiu a Celebração Eucarística às 19h. Concelebrada pelo pároco da Catedral, padre José Valdecy Romão, pelo vigário da catedral, padre Deivid Langa Lopes, pelo coordenador diocesano de pastoral, padre Marinaldo Serafim e pelo pároco da Paróquia Santa Clara, frei Pedro de Oliveira Rodrigues, inúmeros de fiéis marcaram presença
Dom Lauro Sérgio, iniciou a sua homilia relembrando a história da Diocese, “Hoje nosso coração se enche de gratidão e de alegria, para bendizer a Deus pelos 34 anos de existência da nossa Diocese de Colatina. No dia 15 de julho de 1990, uma multidão lotava esta praça da Catedral. Eu não estava aqui, mas conheço os relatos, vejo as fotos, realmente, uma multidão impressionante. O senhor Núncio Apostólico ficou impressionado, como que uma posse de bispo e instalação de uma diocese, tinha congregado tantas pessoas.”
MEMÓRIA DE DOM GERALDO
Dom Lauro Sérgio também relembrou o trabalho do primeiro bispo da Diocese, dom Geraldo Lyrio Rocha, que no próximo dia 26 de julho, completa um ano de seu falecimento.
“Tomava posse o primeiro bispo, dom Geraldo Lyrio Rocha, em saudosa memória, que a sua Páscoa celebramos a quase um ano, e hoje rezamos especialmente por ele, com uma menção especial em nossa missa. Quando o primeiro bispo toma posse, ele inaugura naquela diocese a sucessão apostólica.”
PROJETO DIOCESANO DE PASTORAL
O bispo diocesano também refletiu sobre o Projeto de Evangelização da Diocese, definido na última assembleia diocesana, em dezembro de 2023.
“Fizemos uma caminhada, todo o processo para a 10ª Assembleia e chegamos finalmente no documento, que não é perfeito, mas nos dá um ponto de partida. Três eixos prioritários para o trabalho evangelizador. O primeiro eixo é a missão: a Igreja existe não para ser fechada em si mesma, mas para ser uma igreja em saída missionária. O segundo eixo é a formação. Uma formação que nos permite ver um mundo com o olhar de Deus. E o terceiro eixo é a acolhida. Uma comunidade que é aberta, que não tem medo dos outros. Nós devemos ser aqueles que acolhem o testemunho do Evangelho do Senhor”, ensinou Dom Lauro.
DEDICAÇÃO DA CATEDRAL
No próximo sábado (20/7), dom Lauro Sérgio presidirá a Missa em comemoração aos 27 anos da Consagração do Altar da Catedral, às 19 horas.
Texto e fotos por Vinícius Gardiman.








