No último domingo (13/8), nosso bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, esteve na comunidade de Sobreiro, em Laranja da Terra, para celebrar uma missa muito especial.
Na ocasião, dom Lauro, que foi acompanhado pelo pároco, padre Marcelo Pádua, e recebido com festa pelo povo, realizou o rito de Dedicação do Templo e Consagração do Altar da Igreja Bom Jesus.
COMO É A DEDICAÇÃO DO TEMPLO?
Quando a construção de uma igreja é finalizada, a celebração que marca o início dessa nova fase leva o nome de “dedicação”. Toda igreja é dedicada por excelência à Santíssima Trindade, a Nosso Senhor Jesus Cristo, ao Espírito Santo, à Santíssima Virgem, aos anjos e aos santos. Na dedicação da igreja, o rito é muito rico de significados. Normalmente, é o bispo quem dedica a igreja. Ali acontecem a aspersão da água benta, as unções do altar e das paredes, a incensação, a deposição das relíquias no altar, a iluminação e, é claro, o rito da Palavra e da Eucaristia.
RESPEITO E AMOR PELO TEMPLO
O rito de dedicação de uma igreja diz muito da nossa fé. É uma celebração que se deve viver com muita piedade e atenção. Cada vez que entrarmos numa igreja, tenhamos o devido respeito e amor por cada espaço porque é um local sagrado, onde Deus manifesta a Sua glória e misericórdia, um local de encontro com o Pai por meio de Jesus Cristo no Espírito Santo, lugar de falar e de ouvir a Deus, lugar de celebrar, de pedir e de dar graças.