Data de nascimento: 2 de dezembro de 1942
Cidade natal: Venda Nova do Imigrante (ES)
Ordenação Presbiteral: 16 de dezembro de 1972
Ordenação Episcopal: 2 de fevereiro de 1997
É bispo emérito da Diocese de Colatina
História
Dom Décio Sossai Zandonade nasceu em Venda Nova do Imigrante, município da região serrana do Espírito Santo, em 2 de dezembro de 1942. Em 1952, entrou para o Seminário Aspirantado Salesiano de Jaciguá, localizado onde é hoje o município de Vargem Alta (ES). Em 1958, deu continuidade aos seus estudos em São João Del Rei (MG), onde concluiu o ensino médio. Em 1960, entrou para a Congregação Salesiana e, sete anos mais tarde, fez sua Profissão Religiosa Perpétua. Foi ordenado sacerdote em 16 de dezembro de 1972, em sua cidade natal.
Cursou Filosofia e Letras na Faculdade Dom Bosco, em São João Del Rei e estudou Teologia em Córdoba, Argentina, e no Instituto de Teologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Belo Horizonte (MG). Antes do Episcopado, foi diretor do Seminário de Jaciguá (ES), auxiliar do Noviciado Salesiano de Barbacena (MG) e inspetor da Inspetoria São João Bosco (MG), que abrange as obras Salesianas do Distrito Federal e dos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Rio de Janeiro. Em 1991, tornou-se diretor do Sistema Salesiano de Vídeo-Comunicação.
Em 11 de dezembro de 1996, dom Décio foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e sua sagração episcopal aconteceu no dia 2 de fevereiro de 1997. Seu lema é “Domine, ut videam” (do latim: “Senhor, que eu veja”). O Papa João Paulo II o transferiu para a Diocese de Colatina no dia 14 de maio de 2003. No dia 6 de julho daquele ano, o então arcebispo de Vitória (ES), dom Silvestre Luiz Scandian, empossou-o como bispo da Diocese de Colatina.
Em 11 anos de intenso trabalho, dom Décio apoia a criação de oito novas paróquias e a valorização do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, que fica em Ibiraçu. Em 2007, o Papa Bento XVI aprovou o pedido feito por dom Décio e elevou Nossa Senhora da Saúde a padroeira da Diocese de Colatina. Reconhecido por ser um pastor sensível e próximo de seu rebanho, dom Décio trabalhou para intensificar a atuação das pastorais sociais, bem como das comunidades eclesiais.
O Papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia, tornando-o bispo emérito no dia 14 de maio de 2014. Em 27 de setembro de 2015, ele assumiu a reitoria do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, cargo que ocupou até julho de 2022. Atualmente, dom Décio reside em Ibiraçu (ES), apoia pastoralmente o santuário e pregar retiros espirituais por todo o Brasil.