Exatamente na última sexta-feira, dia 16 de dezembro, nosso bispo emérito, dom Décio Sossai Zandonade, completou 50 anos de ordenação presbiteral. Para comemorar, ele presidiu uma missa em ação de graças no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu, que contou com a presença da comunidade, de familiares, padres e do bispo diocesano de Colatina, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa.
Foi um momento muito bonito, de muita emoção e homenagens a dom Décio que viveu, em 2022, um ano jubilar, marcado pela comemoração de 25 anos de ordenação episcopal, no dia 2 de fevereiro; 80 anos de vida, no dia 2 de dezembro; e 50 anos de ordenação presbiteral, no dia 16 de dezembro. “Os que aqui estamos representamos toda a Diocese de Colatina que eleva a Deus uma grande ação de graças, um louvor pela sua vida, pelo seu ministério e pela sua presença em nosso meio”, disse dom Lauro a dom Décio em sua saudação.
Na homilia, dom Décio relembrou sua vida familiar, em particular a morte precoce da mãe quando ele tinha pouco mais de dois anos de idade, o segundo casamento do pai, os irmãos, bem como sua trajetória vocacional, os seminários responsáveis por sua formação e os 11 anos como bispo diocesano de Colatina. Toda a sua fala foi movida pela gratidão. “Procurei crescer no amor a Jesus Cristo, ele foi presente na minha vida”, disse dom Décio que destacou seus quatro maiores amores: Jesus Cristo, a Palavra de Deus, a Igreja e a Virgem Maria. Ele finalizou pedindo que todos rezassem por ele.
O reitor do seminário diocesano, padre Edgar Rigoni, falou a dom Décio em nome do clero e enfatizou toda a dedicação do bispo que “chegou na simplicidade e quis doar totalmente a sua vocação e a sua vida até hoje incessantemente à nossa igreja e a cada um de nós. Um homem que não se cansa, um homem que sonha, mas não dorme, que doa sempre seu tempo, seu serviço, sua vida a um dos seus grandes amores que é a Igreja”.
Jubileu de Prata
Ao final da celebração, o reitor do santuário, padre Luismar Passarelli, anunciou o início do ano jubilar do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde que, em dezembro de 2023, chega aos seus 25 anos de existência.
A abertura será na próxima quarta-feira, dia 21 de dezembro, às 19 horas. A missa será presidida por dom Geraldo Lyrio Rocha, primeiro bispo de Colatina e responsável pela elevação da igrejinha de Nossa Senhora da Saúde a santuário. O ano de 2023 será, portanto, todo em ação de graças por essa ocasião.
A programação ainda está em definição, mas já estão confirmadas missas solenes nos dias 21 de todos os meses de 2023.
Outras celebrações
As comemorações de dom Décio seguiram pelo último fim de semana. No sábado (17/12), ele celebrou na Catedral de Colatina e, no domingo (18/12), no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG).

Dom Décio com dom Lauro durante celebração na Catedral de Colatina