Em uma celebração emocionante na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, o Povo de Deus da diocese local e demais regiões participaram com fervor da ordenação episcopal de dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, ocorrida na tarde do último sábado (19/2). O mais novo bispo foi nomeado pelo Papa Francisco, em 22 de dezembro de 2021, como bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.
Cerca de 500 pessoas participaram de forma presencial, seguindo os protocolos de segurança na prevenção à pandemia da Covid-19. Familiares, amigos, bispos, presbíteros, diáconos, seminaristas e convidados participaram da celebração que foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos, e concelebrada por dom Luiz Mancilha Vilela, bispo emérito de Vitória, e dom Luiz Fernando Lisboa, bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim.
O lema episcopal de dom Andherson é “Ide e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19).
Na ocasião, dom Dario Campos ressaltou a missão que um bispo deve ter, seu cuidado com os pobres e marginalizados, o apoio aos presbíteros, diáconos e religiosos e o pastoreio carinhoso que deve haver com os leigos. “Seja, Andherson, um bispo segundo o coração de Jesus Cristo. Viva intensamente a sua relação com Deus, na oração, na liturgia, sendo sempre próximo e comprometido com a vida do Povo de Deus, principalmente com os mais abandonados. Cultive a união íntima com Jesus Cristo, que na cruz se entregou por amor à humanidade, a fim de que o seu ministério, o serviço episcopal, seja verdadeiramente fecundo”, disse dom Dario.

Feliz encontro: dom Andherson com todos os bispos da Diocese de Colatina: dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, o atual bispo diocesano, e seus antecessores, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, dom Décio Sossai Zandonade e dom Geraldo Lyrio Rocha. Todos participaram da missa de ordenação episcopal em Cachoeiro de Itapemirim
A ordenação foi transmitida ao vivo pelas mídias digitais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e da Arquidiocese de Vitória.
Com informações da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim