Pela primeira vez, uma paróquia da Diocese de Colatina contará com a atuação de dois párocos. Essa é a realidade da Paróquia Cristo Rei, de Sooretama, que acolheu, no último sábado (25/2), dois novos párocos.
Os padres Gabrielle Stella e Ruben Arigón Castro, ambos da Congregação Pia Sociedade São Caetano, tomaram posse em missa solene presidida pelo bispo diocesano de Colatina, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa. O padre Gabrielle, que é italiano, é o pároco moderador, aquele que responde pela administração e decisões burocráticas. O padre Ruben, que é uruguaio, tomou posse como pároco “in solidum”.

Padres Ruben e Gabrielle: atuação sinodal
DO LATIM: “EM CONJUNTO”
Padre Gabrielle explica que o termo “in solidum” vem do latim e significa “em conjunto”. “Ou seja, nós vamos trabalhar, atuar e responder pela paróquia sempre em comunhão, partilhando o ministério pastoral e seguindo por um caminho sinodal”, disse. Segundo ele, há poucas paróquias no mundo com essa organização, mas o formato está previsto no Código de Direito Canônico.
Os párocos contam com o apoio direto do diácono Vito Calella e das irmãs Dimesse Filhas de Maria Imaculada.
SOBRE OS PÁROCOS
Essa é a segunda experiência do padre Gabrielle na Paróquia Cristo Rei. Ele já atuou em Sooretama como vigário de 2013 a 2018, depois foi enviado pela congregação à Argentina, onde permaneceu até o ano passado. Já para o padre Ruben, tudo é novo! Ele estava em missão em Buenos Aires, capital da Argentina, e esta é sua primeira vez no Brasil. Para se ambientar melhor ao país, o sacerdote fará um curso de três meses de inculturação em Brasília, oferecido pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), que começa no final de março.