Doar sangue, além de ser um ato de cidadania, é um ato de amor e caridade, visto que uma única doação pode salvar até três vidas. Esse é um gesto indolor e muito simples que precisa do nosso apoio e de nossa solidariedade.
Acontece que, com as dificuldades e inseguranças geradas pelo contexto pandêmico do novo coronavírus (COVID-19), os bancos de sangue estão sofrendo quedas nas doações. É urgente a necessidade do retorno, ou até mesmo do início, do hábito de doar sangue.
Diante da necessidade de manter os estoques, as doações não podem parar e o Ministério da Saúde orienta que elas devem continuar acontecendo mesmo com a pandemia. O HEMOES – Colatina possui estruturas e locais de doação adequados e preparados para receber o doador, que deve apresentar-se com máscara e utilizar o álcool disponível nos espaços da unidade.
Por natureza, as instalações do HEMOES já são rigorosamente higienizadas e os instrumentos de coletas descartados a cada utilização. Com a pandemia do COVID-19, o cuidado com a limpeza e desinfecção dos ambientes aumentou. A equipe responsável pela higienização promove a limpeza constante de todo o espaço, desde as maçanetas das portas até as cadeiras onde o doador se posiciona.
A equipe do HEMOES é formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, bioquímicos, farmacêuticos, administradores e técnicos, que são responsáveis pelo cadastro, triagem, coleta, exames e orientações necessárias. Todo pessoal é capacitado e cada membro já passou pelo teste do novo coronavírus e só se mantêm ativo com o resultado negativo.
A assistência social do HEMOES – Colatina tem realizado um trabalho de comunicação direta com os doadores para reforçar o compromisso e a responsabilidade nas doações. É preciso que cada cidadão tenha consciência da necessidade de doar, conforme os prazos de retorno: homens em 60 dias, mulheres em 90 dias, podendo doar até quatro vezes em um único ano.
Você pode obter informações e praticar esse gesto de amor e solidariedade, agendando um horário para sua doação: em Colatina, através dos contatos 3717-2800 ou 3717-2808, ou em Linhares, pelo contato 3171-7361.
Para se tornar um doador, é necessário:
- ter vontade e estar bem de saúde;
- pesar mais de 50 kg;
- ter entre 16 e 67 anos (com 16/17 anos é necessária a autorização do responsável legal / acima de 61 anos, a pessoa deve ter feito sua primeira doação até 60 anos);
- não estar em jejum, se estiver almoçado, aguardar 3h para a doação;
- não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antes da doação;
- evitar fumar, pelo menos 2 horas antes e depois da doação;
- levar documento oficial de identidade com foto.
Não deve doar quem estiver gripado, com alguma virose ou infecção, cirurgias recentes, endoscopia ou procedimentos similares há menos de 6 meses, histórico recente de DST (Doença Sexualmente Transmissível), quem tem ou já teve: Hepatite (após 10 anos de idade), Doença de Chagas, Malária ou Sífilis, Vírus HIV ou AIDS.
Outras informações podem ser consultadas no site do HEMOES.