No último sábado (4/2), foi realizado o treinamento da Campanha da Fraternidade 2023 que traz o tema “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”. O evento reuniu mais de 50 leigos, padres, religiosas e vocacionados na sede da Paróquia São Marcos, em Ibiraçu.
Todas as cinco áreas pastorais estavam representadas neste momento importante de reflexão. A problemática da fome foi trabalhada por meio do método “ver, julgar e agir”. O “ver” a realidade foi apresentado pelo coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Marinaldo Serafim, e pela jornalista Fernanda Farina, que mostraram dados alarmantes sobre o crescimento da fome no Brasil.
O “julgar”, que é a reflexão a partir da Palavra de Deus, foi desenvolvido pelo padre Malvino Xavier. Finalmente o “agir” foi conduzido pelo professor Romualdo Dias que propôs uma dinâmica em grupo e, em seguida, uma rica partilha de ideias.
O objetivo desse treinamento é estudar a proposta da Campanha da Fraternidade, expondo sua importância, seus objetivos e apontando caminhos práticos para que ela não se encerre ao fim da Quaresma, mas que gere frutos perenes em nossa Igreja e sociedade.
MATERIAL DISPONÍVEL
A seguir, compartilhamos as apresentações usadas pelos assessores no treinamento.
APRESENTAÇÃO DO VER_DADOS SOBRE A FOME
APRESENTAÇÃO DO JULGAR_ILUMINADOS PELA PALAVRA DE DEUS