Nosso bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, recebeu, na última quinta-feira (23/2), os professores Romualdo Dias e Abrahão Elesbon para conversar sobre a elaboração de um projeto prático de combate à fome. A reunião também contou com a presença do coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Marinaldo Serafim.
Esse projeto será o “agir” da Diocese de Colatina em resposta à Campanha da Fraternidade 2023 que nos impele a reagir contra uma das maiores chagas do nosso país: a fome. A articulação inicial já aconteceu no campus do Ifes Colatina por iniciativa do professor Abrahão e seus alunos. O passo seguinte será dentro de nossa diocese com o apoio do professor Romualdo, que tem pós-doutorado em Ciências Políticas e colabora com a formação de movimentos sociais.
A proposta foi bem acolhida e avaliada por dom Lauro que deu aval para que a ideia avance e entre na fase de construção. Padre Marinaldo adiantou que o projeto apresentará iniciativas concretas de luta contra a fome por meio de uma articulação prática e bem organizada. “O objetivo é dar suporte às famílias que passam fome e que por isso perderam a dignidade e o encanto pela própria vida”, disse.
Além de estudar como colaborar de forma direta com a compra e distribuição de cestas básicas, por exemplo, o projeto visa a tornar as famílias independentes de ajudas desse tipo. Para isso, serão envolvidos diversos organismos e pastorais num trabalho social mais amplo.
Após elaborado, o projeto, que deve abranger todo o território diocesano, passará pela aprovação do Conselho Pastoral.