O Regional Leste do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) promoverá a sua 39ª assembleia no território da Diocese de Colatina. O evento será presencial, de 9 a 11 de agosto, no Instituto Espírito Santo de Inovação Social (Iesis), que fica em Ibiraçu, e terá como tema “Cimi: 50 anos em defesa dos povos originários”.
No contexto dos 50 anos do Cimi nacional, o objetivo principal dessa assembleia é fazer memória e avaliar a mística missionária do Cimi Leste, que atua nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e parte da Bahia. Para o coordenador do Cimi Leste, Haroldo Heleno, trata-se de um momento de comemoração e de fortalecimento para “continuarmos lançando sementes do bem-viver junto com os protagonistas da luta indígena, acompanhando suas alegrias, desafios e esperanças”.
Segundo Haroldo, a assembleia contará com a participação de missionários, indígenas e convidados e será uma preparação para o congresso nacional do Cimi, que marcará seus 50 anos de atuação, a ser realizado em Luziânia (GO), em novembro deste ano.
“Nestes tempos de incertezas e desesperança, quando somos convidados a semear sementes de esperança e de resistência, é muito prazeroso e gratificante percebermos a maneira acolhedora e comprometida dos representantes da Diocese de Colatina com relação à causa indígena, que é de todos nós, e ao trabalho do Cimi”, destacou Haroldo.
CIMI
O Cimi atua desde 1972, apoiando os povos indígenas na luta pela defesa e recuperação de suas terras, pelo respeito, resgate e incentivo às suas práticas culturais e pela construção da autonomia desses povos. No Cimi Leste, registra-se a presença de mais de 30 povos indígenas, que somam aproximadamente 95 mil indivíduos, de acordo com relatório do órgão.
Na Diocese de Colatina, o município de Aracruz possui diversas aldeias indígenas e o padre Suderlan Tozo Binda é o coordenador diocesano da Pastoral Indigenista justamente para garantir maior reconhecimento, conscientização e integração dos povos indígenas em todo o território diocesano.

Coordenadores do Cimi Leste foram recebidos recentemente pelo bispo diocesano, dom Lauro Sérgio

Preparando a assembleia: Domingos Andrade e Haroldo Heleno (de vermelho e verde), do Cimi Leste, em reunião com os padres Suderlan (de azul) e Marinaldo (em primeiro plano)