Nos dias 2 e 3 de março, o Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Colatina se uniu ao da Diocese de São Mateus para realizar a maior “ultreia” de formação do MCC já ocorrida no Brasil. A palavra “ultreia” é empregada com frequência pelo movimento em diversos eventos e significa “ir mais adiante, caminhar além e com entusiasmo”.
Na ocasião, reuniram-se cerca de 300 cursilhistas na cidade de Linhares. Juntos, eles participaram de momentos de muito estudo e preparação para que, nas mesmas estradas, possam evangelizar os diversos ambientes em que vivem.
O grupo foi conduzido pelo assessor eclesiástico nacional do Movimento de Cursilhos, padre Francisco Luiz Bianchin, conhecido como padre Xiko, que é de Santa Maria (RS). Também estive presente o bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, que celebrou a missa de envio ao final do encontro. Para as lideranças organizadoras, o evento representa “um marco na história do MCC que se mostra cada dia mais vivo na sociedade e no mundo”.
O movimento
O Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) é um movimento da Igreja Católica que surgiu nos anos de 1940 na Espanha e tem a finalidade de evangelizar. O MCC chegou ao Brasil em 1962 e na Diocese de Colatina em 2004. Seu atual coordenador é Claudiney Augusto Lubiana e seu vice-coordenador é Evilásio Oliveira Costa.
Mensagem de Pe. Xiko por ocasião do evento