A Diocese de Colatina irá sediar, em 2023, a 6ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. Trata-se de um evento de grandes dimensões por envolver todas as dioceses banhadas pelo Rio Doce e comprometidas com a luta pelo respeito com a casa comum.
As primeiras reuniões de articulação dessa iniciativa já tiveram início e contam com representantes de diferentes dioceses. A Diocese de Colatina também está definindo uma parceria com a Rede Gazeta para bem conduzir esse evento. Mais informações serão divulgadas em breve.

Primeira reunião já aconteceu e contou com representantes da Diocese de Colatina

Evento contará com parceria da Rede Gazeta
Histórico
No Brasil, a Romaria das Águas e da Terra vem sendo realizada há mais de 40 anos. É um momento muito forte de celebração, fé, clamor e de reflexão a respeito do uso dos recursos naturais. Expressa o anseio dos que clamam e lutam pela vida, reflete o sofrimento e a esperança de todos que buscam um mundo novo. Na romaria, são denunciados a privatização das águas, a concentração da terra, os projetos que destroem a natureza e que estão servindo de lucro para as grandes empresas às custas de muitas vidas.
Em 2016, sete meses após o rompimento de uma barragem com rejeitos de minério em Mariana (MG), que atingiu o Rio Doce de forma trágica e matou 19 pessoas, foi realizada a 1ª Romaria das Águas e da Terra específica para a Bacia do Rio Doce. O evento foi realizado na cidade de Resplendor (MG) e contou com a participação de mais de seis mil romeiros.
A segunda romaria aconteceu em 2017 na cidade de Caratinga (MG); a terceira em 2018, em Ponte Nova (MG); e a quarta em 2019, em Itabira (MG). Nos anos de 2020 e 2021, por causa da pandemia da Covid-19, o evento foi interrompido e marcado por atividades virtuais. Neste ano, a romaria voltou a acontecer presencialmente, sendo a quinta edição sediada na cidade de Conceição do Mato Dentro (MG).