Na tarde desta sexta-feira (28/7), a Diocese de Colatina se despediu de seu primeiro bispo, dom Geraldo Lyrio Rocha, que faleceu na madrugada da última quarta-feira (26/7).
O corpo de dom Geraldo chegou à Catedral de Colatina na noite de quinta e lá permaneceu até as 14 horas de sexta. Durante todo esse período, foram celebradas missas seguidas de vigília.
A última missa foi presidida pelo bispo diocesano de Colatina, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, e reuniu centenas de fiéis, padres e religiosos de toda a diocese.
“Uma vida de peregrino que anuncia a alegria do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Capixaba dos mais ilustres, filho da Igreja de Vitória, primeiro bispo de Colatina”, destacou dom Lauro em sua homilia.
HUMILDE, SÁBIO E ALEGRE
“Dom Geraldo é um presente de Deus que nós recebemos não para retê-lo, mas para receber o seu testemunho e sua pregação. Três características que eu gostaria de sublinhar de dom Geraldo: um homem humilde, sábio e alegre”, acrescentou.
A missa também contou com a presença do bispo de Xingu-Altamira (PA), dom João Muniz Alves, e do bispo de União da Vitória (PR), dom Walter Jorge, além de familiares de dom Geraldo, incluindo sua irmã Rosa.
DESPEDIDA
Os padres presentes, muitos ordenados por dom Geraldo, se uniram em um emocionado momento de despedida. Um por um, eles se aproximaram do caixão, manifestando seu carinho e gratidão pelo bispo que firmou as bases da Diocese de Colatina.
CORTEJO PARA MARIANA
Ao final da missa, o caixão com o corpo de dom Geraldo foi carregado pelos padres até a praça da Catedral, de onde seguiu de carro, sob fortes aplausos, para Mariana (MG). Dom Geraldo foi arcebispo de Mariana e lá se tornou emérito. Neste sábado (29/7), às 15 horas, será celebrada a última missa exequial, que acontecerá na Catedral Basílica Metropolitana de Mariana, seguida de sepultamento na cripta dessa mesma catedral.