Estamos em pleno mês vocacional! Ao longo de agosto, a Igreja reza, assim, por todas as vocações, de uma maneira mais especial. Não por acaso, é também em agosto que comemoramos o Dia do Padre (4/8), o Dia do Diácono (10/8) e a Semana da Família.
Dentro desse contexto, o bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, presidiu uma missa na companhia de padres, seminaristas e diáconos permanentes da Diocese de Colatina. A celebração foi realizada no último domingo (4/8), no Instituto Espírito Santo de Inovação Social (Iesis), em Ibiraçu.
Na ocasião, dom Wladimir lançou oficialmente uma revista comemorativa pelos 25 anos da Casa de Formação Maria Mãe da Igreja (Seminário Diocesano) e pelos 20 anos da Casa de Formação Nossa Senhora Mãe dos Pobres (Propedêutico). Com 40 páginas, a revista conta a história dessas duas casas de formação, como é a rotina dos seminaristas, o processo formativo, o trabalho da Pastoral Vocacional, da Associação Amigos do Seminário e muito mais. Todas as paróquias da Diocese de Colatina receberão exemplares dessa revista comemorativa para distribuir entre seus paroquianos.
Também participaram dessa celebração o casal Nino e Karla Naumann, que integram a atual coordenação da Associação Amigos do Seminário.
Ritos
Nessa mesma missa, dom Wladimir admitiu como candidatos às Ordens Sacras os seminaristas Marcos Lorencini Maximino e Renildo Andrade Marim, do primeiro ano de teologia; concedeu o Ministério de Leitor ao seminarista Huezer Viganô Sperandio, do segundo ano de teologia; e o Ministério de Acólito aos seminaristas Deivid José Langa Lopes e Hansmiller Nunes Gonçalves Vieira, do terceiro ano de teologia; e ao seminarista Melquisedec Carlos Fardin, do quarto ano de teologia. Familiares dos seminaristas, bem como dos diáconos permanentes marcaram presença.
O momento foi encerrado com um almoço.