Com o tema “Perspectivas e Desafios”, o Sudestão Ecumênico 2025 está reunindo importantes lideranças cristãs em uma série de encontros online para refletir sobre o presente e o futuro do ecumenismo na região Sudeste do Brasil. O evento ocorre ao longo de quatro lives transmitidas ao vivo pelos canais oficiais da CNBB Leste 1, nos dias 26 de março, 23 de abril, 28 de maio e 25 de junho, sempre das 19h30 às 21h.
A Diocese de Colatina tem participação especial na programação por meio de duas lideranças locais que se destacam no campo do diálogo ecumênico. O Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, pároco da Paróquia Santa Clara de Assis, em Colatina, e assessor de diálogo inter-religioso da CNBB Leste 3, será um dos palestrantes da quarta live, no dia 25 de junho. Ele dividirá o espaço com o Pastor Günter Bayerl Padilha, também da cidade de Colatina, que atua como coordenador do CONIC-ES e pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
Ambos trazem para o debate a vivência do ecumenismo em solo capixaba, contribuindo para a construção de uma cultura de paz, respeito mútuo e unidade na diversidade entre as igrejas cristãs.
O evento é promovido pelo Conselho de Igrejas Cristãs do Estado do Rio de Janeiro (CONIC-RJ), com apoio das Dioceses de Barra do Piraí-Volta Redonda e das regionais Leste 1, 2 e 3 da CNBB, além de outras instituições religiosas comprometidas com o diálogo interdenominacional.
Compromisso com a unidade
Entre os convidados também estão lideranças como o Cônego José Bizon, o teólogo Izaías Carneiro, o pastor Silas Esteves e o diácono Amauri Dias, todos reconhecidos por sua contribuição ao ecumenismo no Brasil.
O Sudestão Ecumênico 2025 reafirma o compromisso das igrejas cristãs com a promoção da unidade, especialmente em tempos de desafios sociais e culturais. A troca de experiências proposta pelas lives busca fortalecer as relações entre diferentes tradições cristãs, evidenciando a beleza da comunhão em meio à pluralidade.
📌 Acompanhe a programação pelos canais da CNBB Leste 1 no YouTube e no Facebook.
Por: Comunicação Diocesana.