“Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. Esse é o tema do próximo Sínodo dos Bispos que deve contar com a participação de todo o Povo de Deus, conforme desejo do Papa Francisco. Mas, o que é sínodo? Como será a nossa participação nesse processo?
Para esclarecer o assunto, a Diocese de Colatina convidou o padre Olindo Furlanetto, da Diocese de Treviso, na Itália. Ele irá conduzir uma conferência virtual voltada especialmente para os leigos que acontecerá na próxima terça-feira (24/8), às 19h30, pelos canais diocesanos no Facebook e Youtube.
Na ocasião, padre Olindo, que viveu muitos anos no Brasil, falará sobre a importância do espírito de uma Igreja sinodal, que é a Igreja do encontro e do diálogo. Ele também partilhará a experiência que viveu no Sínodo da Amazônia, processo que ele acompanhou de perto em 2019. “A convite da Diocese de Colatina, estou aqui para fazer uma reflexão sobre a vida e a missão da Igreja a partir do convite do Papa Francisco de começar a caminhar de uma maneira nova, mais voltada para a ação do espírito de Deus com os novos desafios dos tempos que estamos vivendo”, disse.
Próximo Sínodo dos Bispos
Desta vez, o Papa Francisco convocou um sínodo diferente, descentralizado e que contará com a participação de todo o Povo de Deus espalhado pelos cinco continentes. Isso quer dizer que leigos, sacerdotes, missionários, consagrados, bispos e cardeais vão discutir e refletir sobre os rumos da Igreja, cada um em sua diocese, com seu papel e suas instâncias.
O processo tem início em outubro deste ano com a fase Diocesana que se estende até março de 2022. As outras duas fases são a Continental, prevista para setembro de 2022 a março de 2023, e a fase da Igreja Universal, o Sínodo propriamente dito, a ser realizada em outubro de 2023.