O diácono permanente e presidente da Cáritas Diocesana de Colatina, Amauri Brás Caser, representou a nossa diocese no 1º Encontro Nacional de Assessores Jurídicos de Dioceses, que aconteceu nesta semana (8 a 10/11), em Brasília.
O evento contou com a participação de 203 advogados que atuam em mais de 120 dioceses do Brasil. Na abertura das atividades, estiveram presentes o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, e a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia Antunes Rocha, que proferiu a aula de abertura. “Nós temos que trabalhar no sentido de construir um direito cada vez mais humanizado e coerente com o que o ser humano precisa em sua integralidade”, afirmou a ministra.
O secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, enfatizou que a especificidade jurídica da Igreja não a exime de responder adequadamente às exigências da sociedade. “Seria inócuo a gente, da parte da Igreja, cobrar, por exemplo, justiça e probidade, se ela mesma não desse testemunho desses valores”, salientou.

Diácono Caser com o secretário-geral da CNBB, dom Joel Amado
INTEGRAÇÃO E SINERGIA
O objetivo do encontro foi criar integração e sinergia entre as assessorias jurídicas das dioceses do Brasil ainda que elas tenham realidades distintas. Segundo Caser, o evento tratou de temas de grande relevância para o cotidiano da vida jurídica de uma diocese, como questões sindicais, trabalhistas, tributárias, contábeis, proteção de dados, responsabilidade civil, relacionamento com a mídia, direitos autorais e de imagem, proteção de dados, pedofilia e violência sexual, além de estudos de casos. “O conteúdo foi de uma riqueza muito grande. Em nossa realidade hoje, é muito importante dominar esses temas para que possamos caminhar de modo seguro e bem orientado”, observou o diácono.
Fotos: Assessoria de Comunicação CNBB/Luiz Lopes Jr