17 de maio: Dia Internacional da Reciclagem! A data foi instituída pela Unesco, a fim de estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto do lixo, já que este se tornou um problema ambiental, principalmente por falta de conhecimento.
E o que é reciclagem? É a transformação do resíduo sólido, já sem utilidade, em matéria-prima de um novo produto. Exemplos: pedaços de vidros são derretidos para virar novos vidros ou as folhas de papel em geral viram folhas recicláveis.
Confira aqui os resíduos que podem ser reciclados ou não.
Em Colatina, os resíduos descartados são classificados em lixo úmido e lixo seco. O lixo úmido vai para o aterro sanitário e o lixo seco é coletado pelo caminhão da coleta seletiva e levado até a associação de catadores da cidade. Porém, é importante frisar que de nada adianta o esforço dos órgãos públicos e privados se nós, a população em geral, não apoiarmos e não fizermos a nossa parte. Você sabe como é feito o recolhimento dos resíduos recicláveis em seu bairro ou na sua cidade? Informe-se e participe!
Em Colatina, é a Associação de Catadores Colatinenses de Materiais Recicláveis (Asccor) a responsável por fazer a coleta na cidade. Com o caminhão da coleta seletiva, são recolhidos os resíduos dos ecopostos, de empresas e residências. O material é levado para o galpão da associação, onde é separado e prensado para a comercialização. São reciclados ali 27 tipos de resíduos.

Recolhimento de materiais (foto tirada antes da pandemia)
Em 2020, a associação destinou corretamente 876 toneladas de materiais recicláveis recolhidos em Colatina. Isso representa uma ação de grande importância na diminuição do impacto ambiental, além de ter proporcionado, com dignidade, renda a mais de 30 famílias.
Atualmente, a Asccor conta com 33 associados e coleta, todos os dias, cerca de 4,5 toneladas de materiais recicláveis. O trabalho vem crescendo com a participação da população e de parcerias com empresas e organizações sociais.
Projeto “Doe seu óleo usado”
Em Colatina, a Pastoral da Ecologia iniciou, em 2020, um projeto de recolhimento de óleo usado em parceria com a Paróquia Santa Clara de Assis e o Centro de Comercialização de Economia Solidária (CCES). O Projeto “Doe seu óleo usado” tem o objetivo de redirecionar os óleos usados nas residências para pessoas que fazem sabão ecológico e que dependem da renda desse trabalho. O projeto segue firme e você pode deixar o seu óleo usado nas comunidades ou na secretaria da Paróquia Santa Clara de Assis; ou ainda no CCES (que fica no antigo restaurante popular da cidade), às quintas-feiras, das 9 às 15 horas.
Troque seus recicláveis por produtos
Outro incentivo à reciclagem que a Pastoral da Ecologia realiza juntamente com a Paróquia Santa Clara de Assis é o “troque seus recicláveis por produtos”. Essa ação vai acontecer no dia 29 de maio, pela manhã, no bairro São Judas Tadeu, próximo ao Mosteiro Santíssima Trindade.
Vai funcionar assim: leve embalagens recicláveis como garrafas de água e latinhas de refrigerante até o local da ação. Cada embalagem ganhará uma pontuação específica. Após somar a pontuação de todos os recicláveis levados, você poderá trocar por produtos, doados por lojas, empresas e parceiros.
*As fotos que compõem esta reportagem foram tiradas antes da pandemia.