O Convento da Penha, em Vila Velha, recebeu milhares de fiéis para a realização do Encontro Estadual do Terço dos Homens. Na décima primeira edição do evento, realizada no sábado (25/05) a Santa Missa foi presidida pelo bispo da Diocese de Colatina, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa. Em suas palavras iniciais, ele saudou os freis, padres, religiosos, vocacionados e tercistas e destacou a contemplação e meditação do mistério da Santíssima Trindade. “Maria é ícone, imagem do Mistério, Ela é a filha predileta do Pai, a mãe do Filho de Deus, Sacrário do Espírito Santo. Hoje é a festa do Deus Amor” disse Dom Lauro em sua homilia.
PROCISSÃO E MISSA
O XI Encontro Estadual do Terço dos Homens teve início pela manhã, no Sítio Histórico Parque da Prainha, de onde os fiéis caminharam com a imagem de Nossa Senhora da Penha até a Igreja do Rosário. Caravanas de várias cidades chegaram por volta das 10h e posteriormente houve a procissão de subida ao Convento. O padre Alessandro Chagas, da Arquidiocese de Vitória, foi o responsável pela oração do Santo Terço solene. Dom Lauro presidiu a Santa Missa, às 15h.
DEPOIMENTOS
Dezenas de fiéis da Diocese de Colatina participaram do encontro, numa demonstração de fé e união. Alguns depoimentos:
“Foi um encontro de muita emoção. Um número expressivo de homens, de vários grupos, diversas CEBs do Espírito Santo e também de outros estados. As três Dioceses capixabas e a Arquidiocese de Vitória reunidas num encontro de homens e amigos que amam Nossa Senhora. Um lindo exemplo de fé, na vida de nossas famílias!” – Ivanildo Zanotelli Junior
“Foi um momento de muita graça. Grande presença de homens e seus familiares. O grupo da organização deu toda atenção a quem participou. A quantidade de homens foi bem maior do que ano passado. Tive o prazer de fazer uma leitura na missa e de estar próximo da palavra de Deus, me fez ver a importância de meu exemplo na vida de minha família!” – Vital Pelisson
AUSÊNCIA
O Coordenador Diocesano do Terço dos Homens, da Catedral de Colatina, Luiz Claudio Woelffel Naumann (“Nino”), não pôde comparecer ao evento, devido à uma cirurgia. De qualquer modo, ele comentou: “Participar do Terço dos Homens nos faz pessoas de mais devoção e ajuda- nos a mostrar para nossas famílias a importância da oração e da vida em comunidade, unido a Jesus Cristo e sua Igreja. Não pude participar do encontro este ano em razão de uma cirurgia, mas o amor e carinho por Maria, me levou a caminhar junto, mesmo à distância, com meus irmãos tercistas, acompanhando a transmissão pelas redes sociais do Convento, na certeza que este era o plano de Deus na minha vida.”
SOMOS TODOS MISSIONÁRIOS
Em sua homilia, Dom Lauro também falou: “Ninguém pode subir ao Convento da Penha, e rezar verdadeiramente, ouvir a palavra e não se comprometer com o Reino de Deus, com a missão de Jesus e do Espírito Santo. Somos embaixadores do amor de Deus, nada de divisão, nada de inimizade, nada de polarização, nada de intolerância, nada de injustiça, nada de egoísmo, mas comunhão, fraternidade, perdão, paz, alegria. O verdadeiro devoto de Nossa Senhora é um embaixador do amor misericordioso de Deus para com todos.”