Nos dias 24 e 25 de agosto, foi realizada, em Belo Horizonte (MG), uma reunião ampliada da Presidência do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) do Regional Leste 2. O encontro contou com a presença de 16 representantes, entre membros da presidência, conselhos diocesanos de leigos e equipes de articulação de todas as dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo. O atual vice-presidente do Conselho de Leigos do Regional Leste 2 é Tarcísio Bobbio, da Diocese de Colatina, que se fez presente.
Na ocasião, o grupo pôde conhecer e propor ações conjuntas a partir das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e também das diretrizes para o Conselho de Leigos, aprovadas recentemente no Encontro Nacional do Laicato do Brasil, ocorrido em Cuiabá (MT). A programação da reunião incluiu ainda análises de conjuntura, estudos, debates e partilha de experiências
Novas diretrizes para o laicato do Brasil
Aprovadas em Cuiabá (MT), em junho deste ano, as novas diretrizes para a formação e atuação do laicato no Brasil são fundamentadas em três pilares: dimensão socioambiental da fé, formação e juventude. A partir dessas diretrizes, o Conselho de Leigos do Regional Leste 2 deve agir, nos próximos anos, dentro dos seguintes eixos: articulação, ação sociotransformadora, espiritualidade e formação. Esse plano de atuação será elaborado, apresentado e aprovado em reunião que vai acontecer nos dias 9 e 10 de novembro deste ano.