Já estão definidos os nomes dos santos intercessores da 5ª Jornada Diocesana da Juventude, marcada para acontecer de 2 a 4 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Colatina. Será um momento propício para o encontro pessoal com Cristo, a evangelização e o resgate da juventude.
Assim sendo, a Igreja indica santos e santas para interceder pela juventude e pelo bom êxito desse encontro de fé. São pessoas que, por meio de seu exemplo de vida e santidade, exortam a juventude a viver o chamado à santidade que cada um recebeu no batismo. Também são considerados os santos com os quais a juventude possui afinidade e que a eles recorrem em suas orações.
Para esta JDJ, pedimos que os fiéis incluam em suas orações e pedidos a intercessão dos seguintes santos: Nossa Senhora da Saúde, São João Paulo II, Santa Catarina de Alexandria, São Luís Gonzaga, Santa Teresinha e São Francisco de Assis.
Convidamos a todos, principalmente a juventude, a dirigir suas orações ao Senhor, suplicando a intercessão destes santos que, acima de tudo, souberam testemunhar Jesus Cristo com suas vidas, para que a 5ª Jornada Diocesana da Juventude seja um marco evangelizador e transformador para toda a Diocese de Colatina.

Nossa Senhora da Saúde
Maria é modelo exímio de santidade. Nela, a juventude encontra consolo e colo de mãe piedosa, sempre pronta a interceder pelos seus filhos. Em nossa diocese, a invocamos com o título de Nossa Senhora da Saúde. A ela recorremos para que seja nossa companheira de caminhada nesta jornada.

São João Paulo II
Idealizador das Jornadas da Juventude, devolveu aos jovens a capacidade de sonhar com um futuro melhor e de encontrar em Jesus Cristo o alento para as tribulações da vida. Sua mensagem encorajou e trouxe de volta para a Igreja multidões de jovens. Seu exemplo de coragem mostrou que a força da fraternidade é maior do que qualquer ideologia ou sistema político, contribuindo para a queda do regime comunista em sua terra natal, Polônia, como também em todo o leste europeu. Viajou o mundo levando a paz; abriu as portas para o ecumenismo e o diálogo inter-religioso; conduziu a Igreja ao terceiro milênio.

Santa Catarina de Alexandria
Catarina foi uma jovem que viveu nos primeiros séculos da era cristã e foi perseguida pelo Império Romano devido a sua convicção e fé em Jesus Cristo. Seu testemunho de fé converteu filósofos que, a mando do imperador, tentavam persuadi-la em negar sua fé. Condenada à morte por esmagamento em uma roda, eis que Catarina traça o sinal da cruz e a roda se desfaz. Tomado pela ira, o imperador ordenou que Catarina fosse decapitada e, ao se cumprir a sentença, a ferida aberta em seu pescoço não verteu sangue, mas sim leite.

São Luís Gonzaga
Considerado o padroeiro da juventude e dos estudantes, São Luís Gonzaga nasceu no século XVI em uma família rica. Sentiu brotar a vocação ao sacerdócio, mas seu pai tentava o desencorajar em responder, o levando a festas mundanas. Por fim, entrou para a Companhia de Jesus (Jesuítas), na qual foi ordenado sacerdote. Por motivos de estudo, Luís se dirigiu a Roma, onde se compadeceu da população que sofria o flagelo de uma doença contagiosa chamada tifo. Por entregar-se ao cuidado de pessoas infectadas, acabou contraindo a doença e falecendo.

Santa Teresinha
Para uns, Teresinha de Lisieux. Para outros, Teresinha do Menino Jesus. Foi uma freira carmelita descalça. Vivendo sua vocação, Teresinha foi um exemplo perfeito de relação com Deus, a quem ela confiava como uma criança nos braços da mãe. Posteriormente, revolucionou a espiritualidade da Igreja, ao ponto de ser declarada doutora universal da Igreja e padroeira universal das missões. Teresinha voltou ao Pai ainda jovem, falecendo aos 24 anos, vítima da tuberculose.

São Francisco de Assis
Jovem vaidoso e rico. Aos 24 anos, Francisco renunciou a uma vida confortável e cercada de luxos para abraçar a pobreza material. Inquieto, trouxe novos ares à Igreja que sofria pelo fechamento e o afastamento dos pobres e marginalizados. Fundou a Ordem dos Frades Menores, posteriormente chamados de franciscanos que, diferentemente dos religiosos da época, que viviam em mosteiros, pregavam o Evangelho de forma itinerante.
Inscreva-se para a 5ª Jornada Diocesana da Juventude (JDJ)
Faça sua inscrição diretamente na secretaria de sua paróquia!
Tema: “EIS AQUI A SERVA DO SENHOR” (Lc 1,38)
Lema: “NÃO QUERO UMA IGREJA TRANQUILA, QUERO UMA IGREJA MISSIONÁRIA” (Papa Francisco)
Mais informações
E-mail: [email protected]
Telefones: (27) 2102-5035 ou (27) 2102-5000
Programação
SEXTA-FEIRA (2/8)
18h– Recepção
19h – Show
20h40 – Momento de acolhida e espiritualidade
21h10 – Orientações gerais e recepção dos jovens nas casas
SÁBADO (3/8)
7h – Café da manhã
8h – Missa celebrada pelo bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir
9h – Formação missionária
9h30 – Missões
12h – Almoço
14h – Missões
17h – Trio elétrico
18h – Retorno às casas
20h – Luau com Brais Oss (atração nacional)
DOMINGO (4/8)
6h – Café da manhã
7h – Missa
8h30 – Lanche
9h – Show
10h30 – Momento de partilha e bate-papo
11h30 – Almoço e encerramento