A Comunidade Terapêutica Betânia, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), concluiu a capacitação de 12 acolhidos do projeto com um curso profissional de panificação.
O curso teve início em agosto e seu encerramento oficial está marcado para acontecer na próxima quarta-feira (30/11), na sede do projeto, que fica em Aracruz. O Betânia oferece tratamento terapêutico a dependentes químicos, buscando sua completa reinserção social.
Segundo a vice-presidente do projeto, Dora Maria Castoldi Soela, o Betânia hoje conta com 30 acolhidos. Doze deles participaram do curso de panificação e estão aptos a ingressar no mercado de trabalho assim que tiverem alta terapêutica. “O Betânia tem uma padaria completa e moderna em pleno funcionamento dentro das dependências do projeto. Os produtos fabricados são vendidos para a comunidade e também para empresas parcerias da região, garantindo uma rentabilidade importante para a nossa manutenção”, explicou Dora.
Além dos produtos da panificação, uma equipe de voluntários mantém um espaço para a venda de artesanato no pátio da igreja matriz da Paróquia São João Batista, que fica no centro da cidade. A renda arrecadada é inteiramente repassada para a manutenção do projeto.
O curso também capacitou os monitores do projeto que atuarão como multiplicadores nas próximas turmas de panificação.