Na última semana, a Comissão de Justiça e Paz da Diocese de Colatina se reuniu pela primeira vez desde sua constituição e nomeação realizada por meio de decreto publicado no dia 10 de agosto deste ano.
Recebidos na Cúria Diocesana pelo nosso bispo, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, os membros dessa comissão foram indicados pelas áreas pastorais e sua representatividade abarca a sociedade civil, os povos indígenas, além de diferentes classes sociais e raças.
A Comissão de Justiça e Paz é um organismo da CNBB voltado para o compromisso com a dimensão social, especialmente para com os mais empobrecidos. Além de ajudar o bispo a refletir e se atentar para as questões sociais mais urgentes, esse grupo também é um ambiente que possibilita o debate e o diálogo para somar forças dentro de um projeto social mais amplo.
Preocupada com o crescimento da pobreza, a comissão chega num momento importante à Diocese de Colatina, quando pesquisas indicam que o número de pobres cresceu nos últimos anos no Espírito Santo.
O coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Marinaldo Serafim, também participou dessa primeira reunião.
A seguir, confira o decreto de criação da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Colatina: