Com a data da posse canônica definida, a Diocese de Colatina já iniciou os preparativos para receber seu novo bispo, o cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, nomeado pelo Papa Francisco no último dia 27 de outubro. A ordenação episcopal de dom Lauro está agendada para o dia 25 de janeiro de 2022, em Viçosa (MG), e sua posse na Diocese de Colatina será em 2 de fevereiro.
Na última terça-feira (16/11), a comissão central, nomeada pelo Colégio dos Consultores, para planejar a posse, reuniu-se presencialmente na Cúria Diocesana de Colatina. A reunião foi produtiva e as primeiras decisões já foram tomadas.
“A celebração contará com ampla cobertura online e participação representativa em conformidade com o protocolo sanitário municipal, devido ao ambiente de pandemia que ainda enfrentamos”, adiantou o coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Marinaldo Serafim, que integra a comissão central juntamente com o padre Marcelo Keller, a secretária da Cúria Diocesana, Alessandra Margôto, o secretário de Pastoral, Ledesmar Walger, o professor Anderson Mendes e a assessora de Comunicação, Fernanda Farina.
Além da comissão central, o Colégio dos Consultores nomeou outras quatros equipes para conduzir os preparativos da posse canônica de dom Lauro: comissão de liturgia e pastoral, de comunicação, de acolhida e de documentação. Todas já estão mobilizadas para que seja um momento de graça especial para toda a Diocese de Colatina.
Transmissões
Tanto a solenidade de ordenação episcopal quanto a posse canônica serão transmitidas ao vivo pelos meios de comunicação da Diocese de Colatina, juntamente com a Arquidiocese de Mariana. Mais detalhes serão divulgados em breve.
Dom Lauro
O novo bispo da Diocese de Colatina, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, tem 62 anos e é natural de Ouro Preto (MG). Atualmente é pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG), que pertence à Arquidiocese de Mariana (MG). A Diocese de Colatina estava vacante desde janeiro deste ano, quando dom Joaquim Wladimir Lopes Dias foi nomeado para a Diocese de Lorena (SP).