Nesta semana, a CNBB divulgou a identidade visual da Campanha da Fraternidade 2022, que traz como tema “Fraternidade e Educação” e lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf Pr 31,26).
A arte escolhida foi criada pelo leigo Antonio Batista de Souza Júnior e tem como inspiração o capítulo oitavo do Evangelho segundo João, eco do lema que é proposto. Na arte, vemos a mulher, surpreendida em flagrante adultério, prestes a ser apedrejada; e Cristo, Divino Mestre e Educador, apresentando um novo ensinamento que se revela como um verdadeiro ato de esperança ao ser humano.
As pedras espalhadas pelo chão resumem parte do desfecho daquilo ensinado por Jesus. “Vai e não peques mais.” Palavra que inaugura um novo estilo de vida marcado pela conversão. Sobre o peitoral de Jesus, um pequeno coração em cor vermelha, este a comprimir o gesto misericordioso e educador refletido nesta arte. Inspirados por Ele, todos somos convocados a pensar a integralidade da educação.

Proposta da campanha
A proposta da Campanha da Fraternidade 2022 é promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Além disso, buscará refletir sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo com a colaboração das instituições de ensino; e incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum.
