O Mosteiro Santíssima Trindade das Irmãs Clarissas, que fica em Colatina, foi convidado para participar do “Clara por Claras”, uma série produzida pela Web TV Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil.
O especial tem o objetivo de celebrar as festividades de Santa Clara, que culminam no dia 11 de agosto. Esta quarta edição da série conta com a parceria e o apoio da Paróquia Santa Clara de Assis, que fica no bairro São Vicente, e do Mosteiro das Clarissas de Colatina.
CLARA POR CLARAS
O nome da série já sugere o que ela traz. Santa Clara de Assis é apresentada pelas suas seguidoras e elas, por sua vez, apresentam o seu modo de vida hoje nos mosteiros. Os três episódios foram ao ar na última segunda-feira (31/7).
Segundo a abadessa do mosteiro de Colatina, madre Agnes Maria da Sagrada Família, Clara é uma grande mulher e esposa do Cristo pobre, humilde e crucificado que intercede por nós do céu.
“Por mais de 800 anos, temos essa mãe à frente da grande família franciscana e clariana. Onde quer que chegue a nossa voz, sejam todos abençoados”, disse.
VÍDEOS
Para a produção dos três vídeos, as irmãs clarissas abriram as portas do mosteiro e, com muita alegria, disponibilidade e criatividade, apresentam como é o dia a dia da vida no claustro, sem ferir o que lhes é próprio, particular e reservado. Com especial dedicação à vida de oração, aos trabalhos manuais e à convivência fraterna, as clarissas colocam-se no caminho de contemplar a presença e a ação de Deus em todos os momentos do dia e em tudo o que fazem.
O EXEMPLO DE SANTA CLARA
A vida de Santa Clara difundiu no mundo o perfume delicado da pobreza de coração. Ela teve sua trajetória marcada pela vivência da pobreza evangélica e pela altíssima contemplação do mistério do Crucificado pobre. Fundou uma ordem de irmãs conhecidas como Ordem das Pobres Senhoras, das Damas Pobres e, mais tarde, Clarissas. Realizou com suas irmãs o ideal evangélico de São Francisco de Assis. Foi uma mulher de palavra, de virtude e humildade, sem esquecer de sua radical opção pela pobreza.
EDIÇÕES ANTERIORES
A primeira edição do Clara por Claras foi realizada em 2018 pelo Mosteiro de Nazaré de Lages (SC). Em 2020, foi ao ar a segunda edição preparada pelo Mosteiro Santa Clara de Nova Iguaçu (RJ). A terceira série veio a público em 2022 com a participação do Mosteiro Nossa Senhora dos Anjos da Gávea (RJ).
Com informações do frei Augusto Luiz Gabriel
CONFIRA A SÉRIE DE VÍDEOS A SEGUIR