A 34ª Assembleia Nacional da Pastoral dos Nômades foi realizada, na última semana (17 a 21/7), em nossa diocese, reunindo agentes e nômades de diversas partes do Brasil em torno do tema “Pastoral dos Nômades: a caminho da sinodalidade”.
Durante os dias de encontro, o grupo discutiu uma série de assuntos como políticas públicas para ciganos, sinodalidade, código de conduta ética, a ação da Pastoral dos Nômades na sociedade, além de partilha de experiências.
Houve também fortes momentos de espiritualidade, incluindo uma missa no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, presidida pelo vice-presidente da Pastoral dos Nômades, dom Jorge Pierozan, que é bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP).

AUTORIDADES
A assembleia contou com a participação de padres, bispos e leigos. O bispo de Eunápolis (BA) e presidente nacional da Pastoral dos Nômades, dom José Edson Santana Oliveira, esteve presente, juntamente com o vice-presidente, dom Jorge Pierozan. Destaque ainda para a participação de autoridades em direitos humanos e igualdade racial.
O coordenador da Pastoral dos Nômades da Diocese de Colatina, padre Oliveiro Felismino Rodrigues, também marcou presença, bem como os padres David Campos Maciel Neto e Roberto Marcelino de Oliveira, ambos de nossa diocese.
PRIMEIRA VEZ
A Diocese de Colatina é a única do Espírito Santo que implantou formalmente a Pastoral dos Nômades. E essa foi a primeira vez que sediamos a Assembleia Nacional da Pastoral dos Nômades. O evento aconteceu no Instituto Espírito Santo de Inovação Social (Iesis), que fica em Ibiraçu.
PRÓXIMA ASSEMBLEIA
A Assembleia Nacional da Pastoral dos Nômades acontece anualmente. A próxima edição está marcada para julho de 2024 na Diocese de Eunápolis (BA).
FOTOS DO ENCONTRO














