No último sábado (20/07), a Celebração Eucarística das 19h marcou o 27º aniversário de Dedicação da Catedral de Colatina. O bispo diocesano, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, presidiu a Santa Missa que foi concelebrada pelo pároco Pe. Valdecy Romão e pelo diácono permanente Amauri Caser.
O comentário inicial deu a tônica da celebração: “Como templo, toda pessoa humana é sagrada, pois é fruto do amor de Deus. Essa é a nossa convicção cristã, somos templos do Senhor”.
Na homilia, Dom Lauro lembrou que a Diocese de Colatina vive um tempo de grandes celebrações. “Na última segunda-feira (15/07), festejamos os 34 anos da instalação da Diocese de Colatina, com a posse do primeiro bispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e hoje (20/07), celebramos 27 anos da dedicação desta igreja, Catedral Sagrado Coração de Jesus”, disse.
“Normalmente, quando se fala em igreja, as pessoas pensam espontaneamente no templo físico, o lugar aonde se vai para participar da missa, dos sacramentos, mas a palavra “igreja” vem do grego Ekklesía e também vem daquela convocação que está no hebraico, em que Deus fala para que povo lhe prestasse culto agradável no Sinai”, explicou.
“Igreja é a convocação, a reunião do povo de Deus, na unidade do Pai, Filho e Espírito Santo. Cristo é a luz dos povos e tudo em nossa igreja converge para Ele”, ressaltou Dom Lauro. “Temos esse espaço consagrado, em que foram acesas as quatro velas, ungidas, 27 anos atrás por Dom Geraldo, simbolizando os quatro evangelistas, local em que o povo pode ouvir e celebrar a Palavra de Deus”.
Texto por Eduardo Monteiro




